Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
03:35:56
informe o texto

Notícias / Artes

28/09/2023 às 16:06

RECONHECIMENTO

Fotos | Conheça os vencedores do Prêmio MT Artes de 2023

Artistas e trabalhadores da cultura de Mato Grosso concorreram ao prêmio

Gabriella Arantes

<Font color=Orange> Fotos </font color> | Conheça os vencedores do Prêmio MT Artes de 2023

Foto: Gabriella Arantes/Entretê

Artistas e trabalhadores da cultura de Mato Grosso foram homenageados e receberam estatuetas do Prêmio MT Artes, realizado na noite dessa quarta-feira (27), no Cine Teatro Cuiabá.

“O objetivo é o reconhecimento e a valorização da arte trazida por cada linguagem artística na sua diversidade. [...] A premiação é uma estatueta”, disse ao Entretê a diretora geral do local, Flávia Taques.

O multiartista Henrique Maluf foi um dos que ganhou a premiação pelo seu trabalho “Movimento Pantaneiro: Cheiro de Mato / Pantanal II”. “Um prêmio desse é super importante, primeiramente pelo reconhecimento dos pares. [...] É importantíssimo para a classe artística se encontrar e poder bater um papo um pouco. [...] Quem não gosta de ser premiado ou estar entre os selecionados? Essa é a segunda edição da premiação e essa edição veio com a categoria música”, disse o músico ao Entretê, que prestigiou a premiação in loco.

Nariel Iatskiu de vestido laranja.

Foto: Arquivo pessoal

Nariel Iatskiu é atriz e diretora e ganhou o prêmio na categoria Teatro com uma iniciativa desenvolvida por ela mesma. "É uma honra e uma felicidade muito grande. O 'Boy de Quinta - Acontecimentos Estáticos para nossa Aproximação' é uma performance que faz parte de um projeto maior, cujo objetivo é o empoderamento feminino e a luta contra as violências que nós mulheres sofremos, seja ela velada ou não. Ter esse projeto premiado me mostra que estou no caminho certo e me dá mais forças para continuar".

O grupo cuiabano de siriri Flor de Atalaia, que nasceu há 10 anos no bairro Parque Atalaia, também foi um dos vencedores na categoria Dança.

“Eu estava ali tremendo, confesso. E muito feliz pelo reconhecimento. Acho que é o primeiro reconhecimento que recebo aqui na nossa cidade. Gostaria de agradecer a oportunidade de ter mostrado o trabalho do grupo de siriri Flor de Atalaia”, contou a presidente e dançarina do grupo, Cristina Zuíta.

Na categoria Audiovisual, o publicitário e cineasta Marcelo Okamura levou a estatueta com a animação infantil “Série Jardim de Conversas”.

“Não foi o melhor trabalho que eu fiz, mas foi o mais difícil que eu passei na minha vida. [...] São temas bastantes difíceis para a gente colocar, um dos temas mais leves para se ter uma ideia fala sobre a obesidade infantil, depois sucídio infantil e depois falamos sobre um outro assunto bastante relevante que é sobre o estupro de crianças vulneráveis. São temas mais complexos para se falar para a criança e traduzir isso em animação foi para gente um trabalho difícil”, afirmou.

O Prêmio MT Artes é um projeto desenvolvido pela MT Escola de Teatro, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com a Associação Cultural Cena Onze.

Ao todo, o prêmio recebeu 106 inscrições de artistas, produtores culturais, arte educadores e profissionais que atuam em diferentes linguagens artísticas. Ao fim, a organização selecionou 60 projetos. Cada categoria teve três premiados com troféu destaque.

Confira os vencedores do Prêmio MT Artes:

Artes Visuais

(Des) Construção de Afetos - Paty Wolff

India Torrando Farinha - Elpidio Vargas Marafigo (neto)

Envenenada - Juliana Maria Silva de Queiroz

Audiovisual

Escola de Raquel - Leandro Peska

Paradiso de Aníbal - Diego Baraldi

Série Jardim de Conversas - Marcelo Okamura

Dança

La Bayadere - Opera Ballet

Para Menores - Elka Victorino

Toada do Siriri - Grupo Flor de Atalaia

Literatura

A Casa do Posto - Larissa Campos

Intermitência - Édson Flávio Santos

Repartição - Eduardo Mahon

Música

A Música Vem Pra Cima - Anselmo da Costa Parabá

EP - Wanessa Dias - Wanessa Dias

Movimento Pantaneiro: Cheiro de Mato / Pantanal II - Henrique Maluf

Teatro

Boy de Quinta - Acontecimentos Estáticos para nossa Aproximação - Nariel Iatskiu

Encardidos - Danielle Souza Gabriel

Coração - Luciano Paulo
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet