Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
06:25:59
informe o texto

Notícias / Música

06/07/2020 às 08:02

Há gerações, família de índios gaúchos preserva tradição missioneira na música

De São Luiz Gonzaga, o grupo Jorge Guedes & Família registra e circula a cultura fronteiriça da região das Sete Missões

Maria Clara Cabral

No município de São Luiz Gonzaga, na região das Sete Missões – conjunto dos aldeamentos indígenas fundados por jesuítas espanhóis no Rio Grande do Sul –, brotam tradições populares cultivadas na música gaúcha. Há mais de três décadas, a família Guedes é a uma das principais responsáveis pela expansão da cultura através do seu canto crioulo.

Desde que o patriarca Jorge Guedes colocou o pé na estrada, o canto gaúcho, missioneiro e latino-americano ecoa em diferentes regiões do país e além-fronteiras. Com a inserção dos filhos nos instrumentos e nas vozes, através do grupo Jorge Guedes & Família, ele passa a integrar a cultura colona de diversos estados, como Mato Grosso.

Já são 13 discos gravados, além de um novo DVD e uma infinidade de registros audiovisuais, sendo 15 clipes recentes. Todos os trabalhos disponíveis no Youtube, Spotify,Facebook e Instagram.

“Em um trabalho recente que a gente fez, registramos através da música toda a nossa região missioneira, que também abrange Argentina e Paraguai. Um projeto comemorativo aos 30 anos de carreira do pai”, conta Anahy Guedes, uma das herdeiras musicais de Jorge.


Anahy (voz e violão), os irmãos Karaí Guedes (voz e violão de sete cordas), San Pedro de La Cordeona (acordeon cromático) e o caçula Andresito Guarany (acordeon), o marido Santiago Pacheco (percussão, bateria e bombo leguero) e Márcio Gomes (baixo), integram a atual formação do grupo que mantém viva à cultura popular gaúcha. Jorge Guedes formou a todos.


De geração em geração

A história musical da família começa ainda antes de Jorge, com seu pai Francisco Guedes, entre as décadas de 1920 e 1930. “A música é uma herança de família que ele passou para os filhos”, conta o neto Karaí Guedes. Naquela época, Jorge formou, sob influência do pai, seu primeiro conjunto, com os irmãos, ainda adolescente, em São Luiz Gonzaga.

Tempos depois, Jorge Guedes se muda para Porto Alegre e passa a tocar em um grupo musical de muito sucesso na década de 1980. “Tocaram muito nessa região do Centro Oeste. Muitas histórias que o pai conta para gente das andanças por Mato Grosso”. Nos rodeios de tiro de laço no interior do estado, até hoje o que mais toca é a música do pai de Karaí.

Foi também nessa época que ele reencontrou o missioneiro Noel Guarany e por ele foi convidado para gravar um LP: ‘a volta do missioneiro’. Foi o início da família no mundo dos discos. Depois vieram os trabalhos solos e mais parcerias. Em meio a isso, os filhos foram nascendo, crescendo e recebendo, em vida, a herança que a música.

“A gente se criou ouvindo música, escutando grandes artistas. Meu pai fazia eventos aqui em Luiz Gonzaga e nestes eventos a gente podia ficar mais próximos dos argentinos, da música uruguaia, paraguaia e brasileira. A gente absorveu bastante dessa musicalidade que paira na região fronteiriça do Rio Grande do Sul”, conta Karaí.

Não demorou muito para que Jorge ensinasse a todos, com mestria, todas habilidades com instrumentos e voz, e a família logo começou a se apresentar junta. “Desde muito cedo começamos a viajar pelo Rio Grande do Sul, Brasil e América Latina, levando a música gaúcha e um pouco da nossa região missioneira a cada lugar que a gente chega”.

Agregando a nova geração, o trabalho de Jorge Guedes e família atravessa fronteiras na internet, especialmente no atual contexto. “Hoje as redes sociais têm nos ajudados bastante, porque a gente reencontra amigos, mas não só gaúchos, qualquer pessoa que gosta da música do Rio Grande do Sul”.


Destaque nacional

O trabalho de Jorge Guedes & Família é reconhecido em território nacional. Ao longo de sua extensa carreira, Jorge Guedes vêm se destacando como um dos maiores cantores e compositores do Sul do país, recebendo da RBS TV o prêmio de Melhor Cantor e Artista do ano do Rio Grande do Sul, além de Melhor CD de 2019.

No mesmo ano, a família também foi agraciada pela Assembleia Legislativa do estado, como o Melhor Grupo de Show do Rio Grande do Sul, conquistando quatro premiações para São Luiz Gonzaga. Por dois anos consecutivos, Anahy Guedes também recebeu a láurea de Melhor Cantora do Rio Grande do Sul, através dos prêmios “Teixeirinha” e da RBS TV.

Jorge Guedes & Família também já foi destaque em importantes programas de TV nacionais como Jô Soares, pela Rede Globo, Rolando Boldrin e Aparecida Sertaneja. Antes da pandemia, a família vinha percorrendo Brasil e países vizinhos com shows e eventos como a ‘Festa do Chamame’, para mais de trinta mil pessoas na Argentina, Bolívia, Paraguay, Perú.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet