Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
13:55:35
informe o texto

Notícias / Cinema

06/10/2023 às 15:01

LIVRO E PODCAST

Cineclube Coxiponés reúne memórias do cinema e audiovisual mato-grossense

Compõem as obras relatos, análises, entrevistas e episódio que celebra a história do Cinema Circulante, projeto homenageado na 22ª MAUAL

Entretê

Cineclube Coxiponés reúne memórias do cinema e audiovisual mato-grossense

Foto: Assessoria

A 22ª edição da Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) chegou ao fim no domingo (01). Mas além de possibilitar a difusão, formação e o incentivo à produção em diversas ações, deixou sua contribuição à memória do cinema e audiovisual mato-grossense. É que o Cineclube Coxiponés também lançou, durante o evento, o segundo volume do livro ‘Cinema e Audiovisual em Mato Grosso’ e o novo episódio do podcast ‘Além da Memória’. Obras que refletem sobre produções e celebram iniciativas como o projeto Cinema Circulante, em novo volume e episódio, respectivamente.

‘Cinema e Audiovisual em Mato Grosso’ é uma iniciativa do Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que, em 2023, comemora 46 anos de fundação. A obra reúne artigos, relatos de experiência, análises, críticas e entrevistas de pesquisadores, realizadores e coletivos que apresentam um panorama histórico e contemporâneo da produção cinematográfica e audiovisual no estado.

O segundo volume já está disponível gratuitamente no formato ebook pelo site da Editora Paruna: https://paruna.com.br/ebooks/. Nele, os organizadores Aline Wendpap Nunes de Siqueira, Diego Baraldi de Lima, Gilson Moraes da Costa e Letícia Xavier de Lemos Capanema reafirmam o propósito de fomentar o reconhecimento de iniciativas realizadas no território, e contribuir para a história e memória de realizadores, entusiastas e profissionais, suas obras, experiências e afetações.

"A maturidade alcançada pelo cinema mato-grossense nas últimas décadas, além de impressionar, é um fato do qual devemos nos orgulhar. A diversidade de narrativas, de propostas estéticas, de temáticas e de formatos atesta, ao nosso Estado, um lugar de reconhecimento na cena cinematográfica nacional", destaca o texto de apresentação do segundo volume de 'Cinema e Audiovisual em Mato Grosso'.

O episódio especial da segunda temporada de 'Além da Memória' também está disponível no Spotify: https://spotify.link/xUx0zf96FDb.

Nele, os cineclubistas veteranos Clóvis Matos, o papai noel pantaneiro, e Epaminondas de Carvalho, mais conhecido como Epa, contam a história do mais antigo projeto do Cineclube Coxiponés, o 'Cinema Circulante'. "Eles tinham uma Brasília velha, um projetor e um sonho: levar cinema de qualidade para todos os lugares, possíveis e impossíveis", relata a apresentadora Letícia Markmann. O episódio também conta com a participação de Elton Martins, criador do coletivo MT Queer.

O podcast 'Além da Memória' é resultado de um trabalho de conclusão de curso da realizadora Letícia Markmann, que revisita a história do Cineclube Coxiponés. Os quatro primeiros episódios trazem relatos de Marília Beatriz, Epaminondas de Carvalho, Clóvis Matos, Benedito Maia, Moacir Barros e Letícia Capanema sobre cineclubismo, cultura e resistência em Mato Grosso.

Cinema Circulante e homenagem na 22ª MAUAL

A primeira temporada do podcast 'Além da Memória' também apresenta episódio sobre a criação da gloriosa Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL), realizada ininterruptamente há 22 anos pelo cineclube da UFMT. Na edição deste ano, que ocorreu de 27 de setembro a 01 de outubro, o Cinema Circulante também foi lembrado em homenagem ao pioneirismo de Clóvis e Epaminondas.

"2023 é um ano de marcas históricas para o Coxiponés. Uma das mais importantes é o recorde de inscrições da nossa querida MAUAL, com mais de 300 curtas-metragens inscritos, número que consolida nossa Mostra, colocando-a definitivamente no circuito de festivais de cinema universitário e independente. Para nós, celebrar essa marca implica em reafirmar a fé em nosso trabalho e no de tantas pessoas que por aqui passaram, que acreditaram na continuidade e no espírito da proposta", afirmam os produtores culturais Luzo Reis e Thelma Saddi.

Nos idos de 1970 e 1980, dois estudantes universitários, Clóvis e Epaminondas, à época bolsistas do Cineclube Coxiponés, decidiram levar cinema a zonas rurais, bairros e comunidades periféricas de Cuiabá e região, com recursos próprios e apoios na universidade. Começava ali o 'Cinema Itinerante', projeto cineclubista que se transformaria em 'Cinema Circulante' nos anos 2000.

Apesar do novo nome e da maior abrangência que ganhou, o propósito nunca mudou e o Cinema Circulante continua sendo um dos projetos de extensão mais importantes do Coxiponés. Com a proposta de fazer circular filmes menos privilegiados nos circuitos distribuidores comerciais e, ao mesmo tempo, possibilitar o acesso a públicos restritos do acesso a bens culturais, chegou a receber menções e prêmios a nível nacional.

"Com essa homenagem na MAUAL, buscamos eternizar o nosso respeito, admiração e carinho, enfatizando, mais uma vez, a importância desse projeto que alcançou mais de 200 mil pessoas não só no Mato Grosso, chegando também a estados do Norte e Nordeste do Brasil. O pontapé inicial foi dado pelos nossos veteranos Clóvis e Epaminondas, mas o Circulante não pode parar! Continuaremos na missão de democratização do audiovisual".

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet