Cuiabá, domingo, 28/04/2024
21:31:46
informe o texto

Notícias / Artes

12/10/2023 às 12:53

TRABALHO SOCIAL

Fotos | Artesã tira bonecas do lixo restaura para doar a crianças carentes na Baixada Cuiabana

A infância pobre ao lado dos 8 irmãos forjou o dom de Elizabeth e incentivou o início do projeto

Gabriella Arantes

<Font color=Orange> Fotos </font color> | Artesã tira bonecas do lixo restaura para doar a crianças carentes na Baixada Cuiabana

Foto: Arquivo Pessoal/Elizabeth Antônio Rosa

Há pelo menos 6 anos, a artesã Elizabeth Antônio Rosa, de 45 anos, retira bonecas do lixo e da lama para restaurar e doar a crianças carentes e idosos que estão em casas de apoio da Baixada Cuiabana. Sapatos, roupinhas e laços são todos produzidos por ela.

A infância pobre ao lado dos 8 irmãos forjou o dom de Elizabeth, que começou o projeto de reformar os brinquedos. “Eu não tive nenhuma boneca quando era criança, sempre tive vontade de ter. [...] Eu sou maranhense e minha mãe separou do meu pai muito cedo. Ela me fez trabalhar na casa dos outros, eu fui trabalhar de doméstica desde os 8 anos de idade. Então eu nunca tive essas coisas, às vezes até falava para o Senhor, porque se lembrava de todo mundo menos de mim”, relatou ao Entretê.

A artesã, que já havia feito um curso para aprender a produzir bonecas de pano, aprendeu a reformar os brinquedos através de vídeos na internet. Aproximadamente mais de 100 brinquedos são reformados todo o ano.

“Fazer boneca de pano é totalmente diferente de fazer a reforma. E a reforma começou com uma amiga, ela tinha uma boneca que queria que eu reformasse. E eu falei que para ela que eu não sabia e ela me cobrava. Então comecei a pesquisar no YouTube”, afirmou.

Depois que postou o resultado do trabalho nas suas redes sociais, foi um sucesso. A partir daí, a artesã não parou mais. Além de encontrar bonecas no lixo, Elizabeth também recebe doações.

“E eu comecei a pegar as bonecas e ir buscar. Nunca pedi ajuda com material para ninguém, a única coisa que eu peço são as bonecas. Eu reformo com o dinheiro do bolso do meu esposo, quem tira do bolso é ele, não é eu porque eu trabalho em casa”, contou.

Todas as bonecas produzidas são entregues para paróquias que a artesã frequenta em Várzea Grande e que fazem trabalhos assistenciais com crianças. No último sábado (7), foram entregues pela paróquia 28 bonecas para o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, localizado no município.

Para Elizabeth, o trabalho de reconstrução de bonecas é muito gratificante. “Quando estou reformando essas bonecas fico em paz e com muita alegria sabendo que uma criança vai ser feliz uma boneca que já deixou outras crianças felizes. Porque a dona dela foi feliz, a mãe jogou fora e eu reformo”.

Os interessados em doar bonecas e materiais para a artesã podem entrar em contatopelo Facebook.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet