Cuiabá, domingo, 28/04/2024
18:03:37
informe o texto

Notícias / Artes

17/10/2023 às 17:45

PINTURA E ARTESANATO

Cidade no interior de MT recebe exposição de arte para celebrar 85º aniversário

Pontos turísticos, belezas naturais e cultura da cidade são retratados por artistas locais e alunos do Sesc Criar e EJA

Entretê

Cidade no interior de MT recebe exposição de arte para celebrar 85º aniversário

Foto: Sesc-MT

O aniversário de 85 anos do município de Poxoréu será celebrado com uma exposição de arte promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-MT). As obras retratam o olhar de artistas poxorenses sobre sua terra natal, como Geni Ferreira, Olindina rodrigues e Zildete dos Santos, e estarão disponíveis para visitação no Sesc Poxoréu nesta quarta e quinta-feira (18 e 19), das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.

“Poxoréu é um município rico em tradições e cultura, além de diversos atrativos turísticos. Por meio de ações culturais, como a exposição, o Sesc-MT valoriza as qualidades da cidade em facilitar o acesso dos moradores às próprias raízes, gerando um sentimento de pertencimento e orgulho”, destacou o gerente do Sesc Poxoréu, Márcio Almeida da Silva.

Dentre as obras expostas estarão as telas e mandalas da artista plástica poxorense Olindina Rodrigues, popularmente conhecida como Tita. Nascida em uma família de garimpeiros, atividade que deu origem ao município, ela começou a se interessar pela arte ainda na adolescência.

“Enquanto minha mãe lavava cascalho no garimpo, eu recolhia sementes, galhos de árvores, madeira, capim e confeccionava roupinhas de boneca. Aos poucos, fui aperfeiçoando as técnicas, utilizando papelão e MDF para chegar a esse formato de mandalas e espelhos”, revela Tita, que representou seu município naFIT Pantanal 2023e expõe no Sesc pela primeira vez. “É uma honra e uma satisfação participar da exposição que celebra o aniversário da cidade onde eu nasci e vivo até hoje”, completa a artista.

Para Geni Ferreira, outra poxorense que irá expor seus quadros durante o evento, é prazeroso levar seu trabalho para ser conhecido pelos conterrâneos. “Essa será minha terceira exposição como artista e a primeira no Sesc-MT. Estou animada, a pintura é uma paixão”, revela.

Os alunos dos projetos ‘Sesc Criar’ - voltado a crianças entre 6 e 11 anos - e ‘Educação para Jovens e Adultos (EJA)’ - que atende pessoas a partir de 15 anos - também assinam peças presentes na exposição. A produção "Poxoréu sob o olhar de uma criança" reúne minitelas com pinturas que representam pontos turísticos da cidade e a peça “Uma noite brilhante de São João” é uma maquete do Centro Histórico, local que sedia as festividades e tradições da comunidade local.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Serviço

Exposição em homenagem ao aniversário de Poxoréu
Quando:Dias 18 e 19 de outubro (quarta e quinta-feira), das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h
Onde:Sesc Poxoréu (Rua Graciliano Ramos, s/n – Jardim Tropical, Poxoréu-MT)
Entrada gratuita

Da assessoria Sesc-MT
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet