Cuiabá, sexta-feira, 01/03/2024
03:14:11
informe o texto

Notícias / Dança

27/10/2023 às 17:05

EM CUIABÁ

Oficina de dança que começa neste fim de semana está com vagas abertas

"Caminhos para Corpos Vulneráveis" é destinada a educadores, pedagogos, artistas e demais interessados em trabalhar com a dança em sala de aula

Entretê

Oficina de dança que começa neste fim de semana está com vagas abertas

Foto: Assessoria

Movimentos de danças urbanas, dança contemporânea, teatro musical e atividades pedagógicas para trabalhar em sala de aula, com foco em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Essa é a proposta da oficina "Caminhos para Corpos Vulneráveis", que será realizada neste final de semana. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste formulário. Não é necessário ter experiência ou formação em dança.

A oficina é destinada a educadores, pedagogos, artistas e demais interessados em trabalhar com a dança em sala de aula. Durante o sábado e o domingo, serão trabalhadas atividades teóricas e práticas, além de um estágio/vivência com crianças e adolescentes do Instituto Casarão das Artes, a fim de aplicar os aprendizados. A oficina será ministrada pelos renomados bailarinos Elka Victorino, Bruna Roberta, Rafael Cerigato e Aline Ril.

A formação busca estimular, por meio da dança, o trabalho com a educação social de crianças e adolescentes. “Pensando na educação social como uma responsabilidade coletiva, o projeto vai proporcionar vivências com a dança para o aprendizado de ferramentas para o trabalho com jovens em formação”, explica Elka Victorino, bailarina com larga experiência em projetos socioeducativos.

A partir dos fundamentos das danças urbanas, contemporânea e teatro musical, as oficinas serão estruturadas com processos de criação e improvisação. Além de tocar os participantes acerca da realidade de jovens em situação de vulnerabilidade, a ideia é que a experiência corporal se torne um instrumento pedagógico.

“Esperamos sensibilizar os agentes e educadores sociais sobre os contextos em que os jovens estão inseridos para estabelecer relações e uma escuta mais ativa. Desenvolver a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo. Desta forma, amplia-se, também, o universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimula o desenvolvimento de suas potencialidades e a participação na vida pública, em seus territórios”, conclui Elka.

As vagas são limitadas. Para participar, além de preencher o formulário, é necessário levar papel e caneta para anotações, uma garrafinha d’água e roupas confortáveis para as atividades práticas. Este projeto foi contemplado pelo Edital nº 03/2022/SECEL/MT - Viver Cultura.

Metodologia

- Uma oficina teórica de 3 horas/aula, dividida em 2 partes;

- Três oficinas práticas de 3 horas/aula em cada modalidade (dança contemporânea, danças urbanas e teatro musical);

- Três estágios/vivências de 2 horas, com crianças e adolescentes do Instituto Casarão das Artes

Inscrições

Através desse link.

Cronograma

Data: 28/10 (sábado)
8h às 9h30 - Oficina Teórica (parte 1) - Elka Victorino
9h30 às 12h30 - Oficina de Teatro Musical - Rafael Cerigato
14h30 às 17h30 - Oficina de Dança Contemporânea - Aline Ril
Local: Caixa Cênica (anexo ao Espaço Roda) - Rua Sírio Libanesa, 48, Bairro Popular

Data: 29/10 (domingo)
8h às 9h30 - Oficina Teórica (parte 2) - Elka Victorino
9h30 às 12h30 - Oficina de Danças Urbanas - Bruna Roberta
Local: Caixa Cênica (anexo ao Espaço Roda) - Rua Sírio Libanesa, 48, Bairro Popular

Data: 29/10 (domingo)
14h30 às 17h30 - Estágio/vivência
Local: Instituto Casarão das Artes - Avenida A, Quadra 13, Lotes 02 e 03, Loteamento Jardim São Paulo - Bairro Pedra 90

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet