Cuiabá, domingo, 25/02/2024
10:18:14
informe o texto

Notícias / Dança

11/02/2024 às 10:01

ARTE REGIONAL

Bailarina é a primeira mato-grossense a ganhar bolsa de aula de Jazz em NY

Serão 10 dias de aulas em terras americanas, na escola Broadway Dance Center

Entretê

Bailarina é a primeira mato-grossense a ganhar bolsa de aula de Jazz em NY

Foto: Assessoria

Giselle Moreno é a bailarina e coreógrafa cuiabana que está embarcando para Nova Yorque, onde passará o Carnaval em uma temporada de aulas de Jazz, entre os dias 09 e 19 de fevereiro, na escola Broadway Dance Center. Ela foi uma das seis pessoas escolhidas para ganhar a bolsa de estudos, no último Congresso Internacional de Jazz Dance, o maior evento anual do estilo no Brasil, que acontece em Indaiatuba (SP).

“Foi em abril (2023) que eu ganhei a bolsa de aulas em NY, na escola Broadway Dance Center, dentre 300 congressistas: professores e estudantes de Jazz, que se reúnem para fazer aulas práticas e teóricas com profissionais nacionais e internacionais renomados da área. Estou extasiada pela conquista e grata pela super oportunidade. E aproveitando a estadia estarei fazendo aulas em outras escolas como Steps, Peridance.”, destaca Giselle Moreno.

O Congresso Internacional de Jazz Dance é realizado anualmente, desde 2009, com direção de Erika Novachi e Marcela Benvegnu, e em 2024, o Congresso estará em sua 16º edição.

A escola Broadway Dance Center está localizada na 322 West 45th Street, a oeste da Times Square, em Nova Yorque. Foi fundada em 1984, como uma das primeiras escolas de formação de Dança "Drop-in" do mundo, oferecendo aulas de Jazz, Sapateado, Balé, Contemporâneo, Hip Hop e Teatro.

QUEM É GISELLE MORENO

Giselle Moreno é responsável pelo maior movimento de expressão artística da dança de Mato Grosso, a MOVE-Mostra Mato-grossense de Dança, de cunho beneficente, em prol ao MT Mamma que ajuda mulheres com Câncer mamário, e foi produtora local da Cia da dança Débora Colker, quando esteve em Cuiabá.

Bailarina desde os 4 anos de idade, formou-se em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), tem pós-graduação em Fundamentos da Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é especialista com MBA em gestão em Dança pela Faculdade Inspirar de Curitiba (PR).

Além de bailarina de Ballet e Jazz, dirige a Cia Jazz Giselle Moreno e o Giselle Moreno Centro de Dança, em Cuiabá, e é a pioneira em trazer o estilo do Jazz Lírico ao Estado de Mato Grosso. Há pelo menos 20 anos, sempre se atualizando e levando o nome de Cuiabá para todos os eventos que está presente, desde Cursos, Congresso Internacional, Mostras e Festivais de Dança.

Apesar de ter a especialidade no Jazz Lírico, dede 2002 estuda o Jazz em suas diversas vertentes e fez Cursos com profissionais nacionais e internacionais renomados, como: Erika Novachi, Marcela Benvegnu, Edson Santos, Eliane Fetzer, Caio Nunes, Bill Puridich, Pat Taylor, Terri Best, Katia Barros, Jhean Allex, Nicolas Palmquist, entre outros.

Também é produtora cultural e promove Cursos em Mato Grosso, com profissionais de dança vindos de todo o Brasil, onde oportuniza um intercâmbio ao aperfeiçoamento e qualificação para professores e alunos. Bem como já promoveu Cursos gratuitos em diversos municípios.

Hoje, aos 41 anos, tem diversas premiações como bailarina e coreógrafa em Festivais de Dança pelo país. Não é à toa que foi uma das seis pessoas escolhidas para essa bolsa de estudos fora do país, entre centenas de talentos do Jazz no Brasil.

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet