Cuiabá, domingo, 28/04/2024
21:52:47
informe o texto

Notícias / Artes

05/12/2023 às 14:05

ENTRADA GRATUITA

Galeria de Artes Lava Pés recebe nova exposição nesta terça

Exposição é resultado do intercâmbio criativo e troca de memórias familiares de quatro artistas cuiabanos

Entretê

Galeria de Artes Lava Pés recebe nova exposição nesta terça

Foto: Secel/MT

A exposição "Os netos de D. Maria Apolônia – Memória e arte pelos olhos de uma família de artistas cuiabanos" será lançada nesta terça-feira (05.12), às 19h, na Galeria de Artes Lava Pés, em Cuiabá. A mostra foi selecionada no Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e reúne trabalhos dos artistas cuiabanos Neide Silva, Sebastião Silva, Júlio César e Wender Carlos.

A mostra tem entrada gratuita e fica aberta ao público até 30 de dezembro. A parceria dos artistas, que são da mesma família, é também uma homenagem à avó deles, Dona Maria Apolônia, conhecida como Dona Bugra, benzedeira e raizeira. Ela era uma mulher simples, descendente de indígenas, que amava a natureza e conhecia o poder curativo das plantas.

“Nossa avó era analfabeta, não tinha estudo, mas trazia consigo a força da oralidade. Gostava de acolher os netos, fazer os bolos preferidos, reunir a turma para contar histórias. Se decidimos abraçar a arte, certamente ela nos influenciou”, afirma a artista plástica Neide Silva.

Composta por telas e instalações, a exposição é resultado do intercâmbio criativo e troca de memórias familiares dos quatro artistas cuiabanos, que trazem obras com temáticas relativas à identidade, natureza, raízes culturais, tradições, memórias e pertencimento.

O edital Viver Cultura contou com R$ 10 milhões para fomentar a criação e o desenvolvimento de experiências artístico-culturais, práticas, vivências culturais, ações formativas, atividades de livre demanda, circulação, festivais, mostras e exposições. Ao todo, foram selecionados 266 projetos, que apresentam a diversidade cultural do Estado.

Serviço
Abertura da exposição Os netos de D. Maria Apolônia – Memória e arte pelos olhos de uma família de artistas cuiabanos
Data: Terça-feira (05.12)
Horário: Às 19h
Local: Galeria de Artes Lava Pés (piso térreo da Secel) - Avenida José Monteiro de Figueiredo, 510, bairro Duque de Caxias, Cuiabá-MT
Visitação: 06 a 30 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h
Entrada: gratuita

Da Secel-MT
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet