A Coordenação de Cultura e Vivência, vinculada à Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), divulgou orelatório de gestãocom informações sobre as produções culturais realizadas em 2019. O documento informa os dados das atividades organizadas e apresenta um crescimento nos números de eventos e público atingido em relação aoano anterior.
As atividades visam a integração entre a Universidade e a população com programas e projetos em diversas áreas do conhecimento. Algumas das atividades foram realizadas em comemoração aos 40 anos da Orquestra Sinfônica da UFMT. Formada em 1979, a orquestra continua sendo a única profissional de Mato Grosso, com o objetivo de contribuir na formação artística e cultural da sociedade.
“Foi um ano em que fizemos concertos importantes. Poucas orquestras brasileiras tem a chance de completar 40 anos de forma ininterrupta, com temporadas de alto nível, solistas e maestros convidados, fazendo essa ligação entre a música popular e erudita. Além disso, tivemos a chance de levar a orquestra para fora do Teatro da UFMT, aproximando a sociedade”, explica o Maestro da Orquestra, Fabricio Carvalho.
De acordo com a coordenadora de cultura, Thania Arruda, a política de gestão se preocupou em promover eventos com inclusão social desde fevereiro de 2018, ao elaborar a agenda temática cultural e artística comemorativa aos 300 anos de Cuiabá.
“A ideia deu certo e, em 2019, decidimos que essa programação seria itinerante, ampliando o leque de ações em parcerias com outros Câmpus, eventos culturais e artistas mato-grossenses”, afirma.
Em 2020, por conta das consequências geradas pela pandemia de Covid-19, as atividades estão sendo realizadas por meio de plataformas virtuais, com uma agenda que destaca a importância da cultura nos 50 anos da UFMT.
“Nossos primeiros reitores apostaram no talento da terra e souberam congregar ações que refletem ainda hoje, através dos equipamentos culturais implantados nas décadas de 1970 e 1980. A vocação extensionista se encarrega de construir pontes e parcerias com a sociedade, onde os nossos estudantes constituem essa ligação”, finaliza.
Em 2019, a UFMT promoveu um total de 710 ações, no ano anterior foram 469 eventos. A gestão promoveu 277 produtos e alcançou 649.305 pessoas, com concertos musicais, exposições artísticas, discussões sociais, artes plásticas, inclusão literária e apresentações teatrais e audiovisuais.
Com assessoria UFMT