Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
05:11:42
informe o texto

Notícias / Cinema

27/08/2020 às 11:01

Documentário de MT sobre indígenas Xavante é exibido em mostra sul-americana

O Ecofalante é o maior evento dedicado a temas socioambientais no continente e, nesta edição, disponibiliza online os filmes selecionados

Entretê

Documentário de MT sobre indígenas Xavante é exibido em mostra sul-americana

Filme aborda protagonismo feminino na cultura indígena e concorre a 'Melhor Curta'

Foto: Divulgação

O documentário ‘Território: nosso corpo, nosso espírito’, fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de ex-alunos de Jornalismo, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, é exibido na 9ª Mostra Ecofalante, o maior evento sul-americano de Audiovisual dedicado a temas socioambientais.

A obra apresenta o protagonismo das mulheres indígenas, em especial as Xavante e concorre na categoria de melhor curta. Para assistir e votar é só acessar o site do Ecofalante, ele ficará disponível até o dia 10 de setembro. Durante a mostra online, os telespectadores poderão acessar mais de 89 títulos, muitos deles inéditos no Brasil.

‘Território: nosso corpo, nosso espírito’ foi produzido pelos diretores Clea Torres e João Paulo Fernandes. Durante a graduação, eles trabalharam em diferentes projetos audiovisuais com o Povo Xavante, juntamente com a Associação Namunkurá Xavante e o Núcleo de produção digital.

Para os diretores a Mostra Ecofalante é uma oportunidade de levar a cultura do povo Xavante para os diferentes cantos do Brasil. Em todo o Brasil, é a etnia mais afetada por infecções e mortes em Mato Grosso, epicentro da pandemia no Brasil.

“O documentário está a um clique de distância, uma excelente alternativa para incluir na agenda cultural da quarentena. Acreditamos que também é uma oportunidade para o povo da nossa cidade conhecer as nuances da cultura do Povo Xavante e que possam ter empatia e respeitá-los. Agora, com essa pandemia, precisamos urgentemente somar forças para contribuir com as aldeias, mas não iremos alcançar esse patamar de solidariedade se o povo barragarcense continuar negligenciando o Povo Xavante”.

O documentário foi desenvolvido na Terra Indígena São Marcos do povo Xavante, especificamente na região Namunkurá, cerca de 130 km de Barra do Garças-MT. Uma obra protagonizada por mulheres de diferentes grupos étnicos, que atualmente estão mobilizadas e organizadas, assumindo a linha de frente nas reivindicações e demandas dos povos originários.

A fim de testemunhar essas posições políticas, o documentário apresenta diferentes mulheres indígenas, com pautas que atravessam as diferenças dos grupos étnicos e conformam as singularidades das mulheres Xavante.

Com assessoria da UFMT
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet