Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
15:21:46
informe o texto

Notícias / Variedades

07/10/2020 às 08:57

Afeto, consumo e extermínio: seminário desvenda relações entre humanos e animais

'Nós e os outros: porque a espécie humana nunca viveu sozinha' ocorrerá nesta quinta-feira (08)

Entretê

A relação entre a espécie humana e os animais é alvo das discussões de um seminário virtual intitulado "Nós e os outros: porque a espécie humana nunca viveu sozinha", que ocorrerá nesta quinta-feira (08), às 14h (horário de Brasília) e 13h, de Mato Grosso.

A ideia do evento surgiu a partir das organizadoras de um dossiê temático que se chama “Animais e sociedade(s): representações humanas sobre os não-humanos e suas implicações na contemporaneidade” e será publicado ainda este ano pela Revista Estudos de Sociologia, da UNESP-Araraquara.

Segundo uma das organizadoras do dossiê, a dra. Juliana Abonizio, “o evento é uma amostra do que será discutido no dossiê que contém resultados de mais pesquisas realizadas em diversas regiões do Brasil e também de Portugal.”

A emergência do tema que, apenas recentemente vem sendo incorporado aos debates sociológicos, é essencial para compreender que a espécie humana convive e classifica as demais espécies como animais dignos de afeto, animais para serem consumidos ou considerados indesejados, como pragas e vetores de doenças.

Atualmente,a relação entre animais humanos e não humanos é uma crescente em diversas áreas do saber, tais como sociologia, antropologia, etnologia, primatologia, biologia, ciências veterinárias dentre outras, constituindo uma área de pesquisa interdisciplinar.

O evento é sediado no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO- UFMT, no qual a Dra. Juliana Abonizio divide a organização com a Dra. Teresinha Prada, coordenadora do Programa.

A transmissão será ao via página do Ecco no Facebook. Basta acessar o endereçohttps://www.facebook.com/eccoppgufmtna hora marcada.

Confira a programação completa:

“O melhor amigo do homem: afetos e cachorros no Brasil em perspectiva sociológica”
Palestrante: Márcia da Silva Mazon, coordenadora do NUSEC - Núcleo de Sociologia Econômica, professora da pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Departamento de Sociologia e Ciência Política na mesma Universidade.

“Proteção animal e políticas públicas”
Palestrante: Breno Vilela, doutor no programa de pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“Animais, alimentação e classe social”
Palestrante: Juliana Abonizio, docente da Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Mato Grosso (ECCO-UFMT).

“O mercado do boi gordo: ‘modernizando’ técnicas, gado e gente”
Ana Paula Perrota,docente do Programa de pós-graduação em Ciências Sociais e do Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

“Crime ou acumulação de animais? O papel das redes sociais no entendimento dos acontecimentos de Santo Tirso”
Palestrante: Susana Gonçalves da Costa, Doutorada em Psicologia pela Universidade de Stirling - Escócia, Reino Unido - e investigadora do Centro de Investigação em Antropologiae Saúde da Universidade de Coimbra (Portugal).

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet