Imprimir

Imprimir Notícia

28/02/2023 às 12:31 | Atualizada: 28/02/2023 às 12:34

Vídeo | Cineastas cuiabanas são selecionadas para a 16ª edição do Festival Visões Periféricas

Paulo Henrique Fanaia

Duas cineastas cuiabanas foram escolhidas para participar da 16ª edição do “Festival Visões Periféricas”, da plataforma de streaming Itaú Cultural Play. Entre os dias 2 e 8 de março, a plataforma irá disponibilizar em seu catálogo 10 filmes da programação oficial do festival, dentre os quais dois mato-grossense, que serão exibidos simultaneamente às exibições presenciais nos cinemas do Rio de Janeiro.
 
Com direção de Jade Rainho, o documentário “Hermanos, aqui estamos (2021)” mostra a realidade e as diferentes histórias de vida de mulheres venezuelanas que imigraram recentemente para o Brasil. Fugindo da crise econômica e humanitária de seu país, elas se espalham pela cidade de Cuiabá, buscam ajuda nas ruas e se refugiam nos abrigos e nas periferias da capital mato-grossense. 
 


A segunda selecionada foi a diretora Juliana Segóvia, com a obra “A velhice ilumina o vento (2022)”, filme que mergulha na história de Dalva, uma mulher preta e idosa, moradora da periferia de Cuiabá. Trabalhadora doméstica, ela quebra os estigmas e preconceitos que recaem sobre a velhice. Entre bailes da terceira idade e lutas cotidianas, o filme de Segovia retrata a vida de uma mulher que representa milhares de brasileiras e sua disposição para quebrar padrões.
 


Idealizada pelo diretor Marcio Blanco, o festival é uma iniciativa pioneira no mapeamento e na divulgação da produção audiovisual realizada nas periferias do Brasil. Ele aposta na potência estética e na diversidade de olhares de cineastas que vivenciam o cotidiano e a cultura das quebradas. A seleção ficará disponível durante uma semana na plataforma, com produções inéditas da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

Leia também - Cineclube Coxiponés lança chamada para publicação de segundo volume de livro
 
Com mais de 500 títulos disponíveis de todas as regiões do Brasil e com acesso gratuito, a plataforma voltada com exclusividade para o audiovisual brasileiro, pode ser acessada pelo site www.itauculturalplay.com.br ou pelo App nos dispositivos móveis Android e IOS. 
 
 Imprimir