Imprimir

Imprimir Notícia

29/07/2020 às 08:37 | Atualizada: 29/07/2020 às 08:41

Os Gêmeos estampam máscaras para distribuição gratuita em comunidades indígenas

Entretê

Conhecidos por colorir muros no Brasil e no mundo, OsGêmeos escolheram outro tipo de tela para sua arte durante a pandemia do novo coronavírus.

Com apoio da Pinacoteca de São Paulo e produção da empresa de tecidos Rosset, eles estilizaram 100 mil máscaras protetoras, que foram distribuídas em comunidades indígenas na região norte do país. 

Em meio aos debates da população sobre a eficácia das medidas de proteção contra o coronavírus, os artistas compartilharam fotos das máscaras sendo usadas e pediram o mesmo de seu público, que pode participar usando a hashtag #UseMáscaras.


O projeto recebeu o apoio da Fundação Almerinda Malaquias; da Comunidade Sobrado; da Associação das Mulheres Sateré Mawé; do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi; do Mirante do Gavião e do restaurante Caxiri.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por osgemeos (@osgemeos) em


Durante a pandemia, os povos indígenas têm sido um dos grupos mais prejudicados, mesmo estando distante das grandes cidades ou com menos acesso aos produtos de proteção.

Em Roraima, por exemplo, os yanomami disputam território com garimpeiros ilegais, que também acabam levam o vírus para as comunidades. Em Mato Grosso, já são dez povos atingidos, especialmente os xavantes.


LEIA TAMBÉM:
Em MT, povos indígenas sofrem com uma nova invasão: o coronavírus
Sem renda, 200 famílias indígenas de Vila Bela dependem da solidariedade na pandemia
Pandemia afeta soberania alimentar e evidencia falta de assistência aos quilombolas em MT

 
Por Hypness
 
 Imprimir