Cuiabá, terça-feira, 21/05/2024
08:49:58
informe o texto

Notícias / Geral

31/05/2021 às 14:15

Governador engrossa discurso contra desmatadores e alerta: 'multas altas e consequências graves'

Visando relações comerciais internacionais, Mendes lançou a Operação Amazônia e adiantou que não fará vista grossa a crimes ambientais

Da Redação - Alline Marques / Reportagem Local - Camilla Zeni

Governador engrossa discurso contra desmatadores e alerta: 'multas altas e consequências graves'

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

Com foco nas parceria comerciais internacionais, o governador Mauro Mendes (DEM) vem intensificando a fiscalização e o combate ao desmatamento ilegal e também as incêndios florestais. Diante da pressão de países importantes para as relações econômicas, Mato Grosso lançou nesta segunda-feira (31) a Operação Amazônia para combater crimes ambientais. 

O estado é um dos maiores produtores do mundo e acaba no foco da discussão ambiental já que reúne biomas importantes, como Amazônia e Pantanal, além do Cerrado. Visando melhorar a imagem de Mato Grosso, o governador vem deixando claro que terá tolerância zero aos infratores.

 “O Estado tem convicção da importância deste tema para vida das pessoas, do estado, e pela relação comercial com os nossos clientes ao redor do planeta. Portanto, vamos punir aqueles que insistir na prática do desmatamento ilegal. Quem apostar na ineficiência do Estado pode ter certeza que irá perder, e não reclame depois. Vai ter multas muito altas, consequências muito graves e as pessoas vão ficar reclamando porque elas estão fazendo esta opção, porque todo mundo sabe que desmatamento ilegal é crime”, alertou em entrevista coletiva na manhã desta segunda, durante o lançamento da operação. 

Mendes aproveita para alfinetar outras gestões que fizeram vista grossa para o desmatamento, mas afirmou que “não deixará isso acontecer”. “Todas as multas serão levadas de acordo com a legislação e aos efeitos práticos e as consequências previstas na legislação brasileira e que não são pouco doloridas e trarão consequências. Não aposte na ilegalidade porque vai sofrer duras consequências”, garantiu. 

Somente em 2020, foram aplicadas mais de R$ 1,5 bilhão em multas, que, segundo Mendes, estão sendo rapidamente processadas. Ele aproveita para falar sobre a parceria com o Ministério Público que abrirá todas as ações penais, que buscará a punição sob o campo criminal, e também na obrigação de recuperar essas áreas que foram desmatadas. “Podem acreditar que um crime desta natureza não ficará impune”. 

Questionado sobre a questão do Pantanal, que foi alvo de uma das maiores queimadas já vista na região e destruiu boa parte da região, Mendes adiantou que a operação será estendida para todos os biomas. Além disso, já existe um planejamento montado e um grupo de trabalho que está em campo desde o mês de março. 

O chefe do Executivo garante também que haverá um atuação mais eficientes no combate aos incêndios florestais, adianta que o Estado está mais preparado com equipamentos, e foram alocados R$ 73 milhões para o comabte ao desmate ilegal e aos incêndios florestais. “Talvez nenhum estado brasileiro esteja fazendo isso e estamos fazendo pela convicção e importância da relação comercial com outros países”.  

Questionado sobre o antagonismo com o discurso do governo Federal, Mauro tenta não polemizar, mas questiona: “Será que não é o discurso dele que está na contramão daquilo que estamos fazendo e o cidadão mundial e mato-grossense quer que aconteça? Ai cabe a eles responderem e não a mim. Estamos fazendo o que a lei brasileira determina. Não estamos inventando regras”, afirmou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet