Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
16:27:27
informe o texto

Notícias / Geral

09/06/2021 às 08:35

Humanização de UTI garante melhoria da saúde emocional de pacientes internados

Dentre os diferenciais está o acompanhamento familiar de pacientes 24h

Leiagora

Humanização de UTI garante melhoria da saúde emocional de pacientes internados

Foto: Assessoria

A saúde emocional de pacientes graves internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um dos focos do H-Bento. Para isso, o hospital vem investindo em mudanças no atendimento, que incluem diferenciais como leitos privativos e acompanhamento familiar 24 horas. Tais ações possibilitam maior conforto e melhoria emocional dos internados. A unidade com cerca de 700m², disponibiliza 22 vagas com a expectativa de novos leitos em breve.

Segundo o coordenador da UTI do H-Bento, o médico infectologista Abdon Salam Khaled Karhawi, a humanização da unidade já vem apresentando bons resultados no tratamento de pacientes. A proposta é oferecer “uma UTI sem cara de UTI”. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialista em Medicina Intensiva, Infectologia e Clínica Médica, e mestre doutor em Infectologia, o médico possui 33 anos de experiência na área. Neste período, pode observar as melhores alternativas no tratamento de pacientes em situações mais graves.

“A humanização da UTI contribui para a recuperação emocional do paciente, além de envolver toda a família também. A ideia é desfazer a imagem da unidade como um ambiente de morte, quando pode e deve ser de vida. A presença de familiares também aumenta a transparência na conduta das equipes. Não tem isso de ‘não sei o que foi feito com ele. Não vi nada. Os médicos não me contaram’. Eles estão lado a lado do paciente e próximos da equipe”, acrescenta.

O acompanhamento 24 horas, além de proporcionar um atendimento mais transparente, facilita a compreensão do quadro de saúde dos pacientes. “É como se ganhássemos técnicos em enfermagem para nossa equipe. Desde procedimentos mais simples até os de alta complexidade na UTI podem ser acompanhados”, conta Abdon.

No quesito segurança, os protocolos de atendimento da UTI do H-Bento também foram reformulados. Com o alinhamento entre as equipes multidisciplinares, que incluem médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, secretários e técnicos em enfermagem e farmácia, o trabalho tem sido distribuído de maneira mais segura. Ao todo, o hospital conta com uma equipe formada por mais de 70 profissionais da área da saúde.

“A medicação de pacientes é feita exclusivamente pela equipe de enfermagem. Os técnicos ficam responsáveis pelos cuidados e acompanhamento. Há também uma dupla checagem na aplicação medicamentosa para evitar erros. O H-Bento é um dos poucos hospitais do país onde isso é feito”, frisa Abdon Karhawi.

Um dos novos administradores do H-Bento, o médico ortopedista Fábio Peres de Mendonça, acrescenta que o hospital tem como pilares o atendimento humanizado, a medicina moderna e o acolhimento. Ao lado dele, estão também os médicos ortopedistas Aleixo Petrenko, Alex Santiago e Vinícius Andrade. O trabalho para entregar um novo hospital já está andamento desde o início de 2021, incluindo as melhorias na UTI, uma das áreas mais importantes de uma instituição de saúde.

“Quando montamos o grupo e decidimos qual seria a proposta, pensamos muito em como está a cidade hoje. Queremos entregar um atendimento bem humanizado, com cuidado aos detalhes, na forma de recepcionar o paciente e de orientá-lo. Para que ele tenha a melhor entrega possível dentro do que precisa. Mais do que tratar patologias dos nossos pacientes, nós queremos entregar a experiência mais satisfatória para uma pessoa que, como todo doente, está em um momento de fragilidade”, finaliza.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet