Cuiabá, sexta-feira, 17/05/2024
02:32:08
informe o texto

Notícias / Política

30/06/2021 às 13:17

Deputados derrubam veto à 'taxação do sol' e pedem encontro para evitar judicialização

A votação terminou com 14 votos favoráveis à derrubada do veto e 9 pela manutenção

Camilla Zeni

Deputados derrubam veto à 'taxação do sol' e pedem encontro para evitar judicialização

Foto: Giuseppe Feltrin

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) conseguiram, em sessão nesta quarta-feira (30), derrubar o veto do governador Mauro Mendes (DEM) ao projeto de lei complementar n° 18/2021, que trata de uma taxação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) à energia solar até 2027. 

A votação terminou com 14 votos favoráveis à derrubada do veto e 9 pela manutenção, ou seja, próximo do mínimo necessário para conseguir promulgar a lei aprovada, que dependia de 13 votos. 

Leia também: Taxação do sol? Inconstitucional? Entenda o que diz a lei e os argumentos sobre o assunto


Durante a votação, o deputado Faissal Calil (PV), autor do projeto de lei complementar, defendeu que a Assembleia Legislativa abra diálogo com o chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, para evitar que haja uma judicialização do caso. 

Na tribuna, Faissal, que é advogado, citou a importância de uma segurança jurídica em relação ao assunto, considerando que em 2019 o assunto já foi debatido na Assembleia Legislativa. O parlamentar ainda citou que o Brasil enfrenta uma crise hídrica em razão das secas enfrentadas nos últimos anos, ressaltando a importância da energia solar. 

“O que nós esperamos nesse momento é não trabalhar mais só para pagar imposto. Pelo contrário, nós queremos dar conforto para a nossa família, dar uma qualidade de vida melhor, e a gente fica um pouco desmotivado quando, em plena pandemia, a gente recebe uma notícia, pegos de surpresa, de mais uma taxa, mais um imposto”, criticou.

O veto em relação ao projeto que proíbe a taxação do sol foi considerado um dos mais polêmicos da pauta desta semana, que mobilizou diversas discussões entre os parlamentares e o governo estadual. Uma reunião entre o governador Mauro Mendes e os membros da base do Executivo chegou a ser marcada para a tarde de terça-feira (29), antes da votação dos vetos, mas precisou ser remarcada. A informação é de que o governador teria  viajado à Brasília (DF) para uma reunião com o Conselho Nacional de Políticas Fazendárias (Confaz). 

De acordo com o Estado, o governo não poderia isentar a cobrança de ICMS sobre a energia solar porque não houve acordo no Confaz sobre o assunto. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet