Cuiabá, sábado, 27/04/2024
02:36:32
informe o texto

Notícias / Judiciário

05/07/2021 às 21:54

Tenente-coronel PM Barros é condenado a 6 anos e à perda de função pública por maus tratos

Soldado do Bope de Alagoas foi morto há 11 anos por asfixia mecânica por "caldos" em treinamento do Ciopaer

Da Redação - Eduarda Fernandes

Tenente-coronel PM Barros é condenado a 6 anos e à perda de função pública por maus tratos

Foto: Reprodução

O Conselho Especial de Justiça Militar condenou o tenente-coronel PM Dulcézio Barros Oliveira a 6 anos de reclusão pelo crime de maus tratos, em regime semiaberto, pela morte do soldado da PM de Alagoas, Abinoão Soares de Oliveira, durante instrução aquática da 4ª edição do Curso de Tripulante Operacional Multimissão (TOM-M), em 24 de abril de 2010. O julgamento do caso pela Justiça Militar foi realizado nesta segunda-feira (5), mais de 11 anos após o crime. 

O oficial também foi condenado à perda do posto da patente, função e emprego público e à remessa dos autos para a Procuradoria Geral de Justiça para a declaração de indignidade para o oficialato.

Três membros do conselho, sendo dois coronéis da PM e um do Corpo de Bombeiros, descartaram a tese de tortura conforme a sentença do juiz da 11ª Vara Militar, Marcos Faleiros, e diminuíram a pena pela metade, além de livrar o oficial do cumprimento da pena em regime fechado.
 
Por unanimidade, foram absolvidos o coronel PM Heverton Mourett de Oliveira, o tenente-coronel PM Ricardo Tomas da Silva e o sargento PM Hildebrando Ribeiro Amorim, pois sequer estiveram presentes no dia da instrução. 

O juiz da 11ª Vara Militar, Marcos Faleiros, que foi relator do caso, tinha condenado o tenente-coronel Dulcézio Barros por tortura, com resultado morte, a 12 anos de reclusão em regime fechado com os agravantes de ser um oficial e no exercício da função. Também o condenou à perda da patente, função e emprego público. 

Dos quatro juízes militares, apenas o coronel BM César Brum acompanhou o voto do juiz relator Marcos Faleiros. O ex-comandante geral da PM, coronel RR Jorge Luiz, discordou da tese de tortura, mas condenou o oficial por maus tratos e pena de 6 anos. O voto dele foi acompanhado pelos demais juízes militares coronel PM RR Marcos Sovinski e coronel BM RR Sandro Caillava. 

O tenente-coronel PM Carlos Evane é um dos réus e apontado pelas testemunhas, ao lado do tenente-coronel Barros, como um dos responsáveis por dar "caldos", que levaram a morte do soldado Abinoão. Como Evane faleceu em 21 de abril deste ano por leucemia, a ação contra ele foi extinta. 

O caso

Conforme a denúncia do Ministério Público Estadual e as testemunhas do caso, dos 39 participantes do curso, 16 eram de outros estados e chamados de "estrangeiros". O curso começou no dia 20 de abril de 2010, e no dia 22 de abril, durante a ministração da instrução de ofidismo pelo Bope, houve o primeiro embate entre o tenente-coronel Evane, na época apenas tenente com o soldado Abinoão. 

Abinoão teria interferido para ajudar uma policial que havia recebido uma carga exagerada de gás de pimenta e estava sendo pressionada psicologicamente. Com a interferência, o soldado que era do Bope de Alagoas e integrante da Força Nacional receberam jato de gás de pimenta e segundo as testemunhas, Evane teria dito que indicaria o 14 (Abinoão) aos caveiras, que dariam instrução aquática dois dias depois. 

Mesmo sendo o oficial do dia para trabalho na sede do Bope, Carlos Evane foi até o lago no condomínio Terra Selvagem, onde foi a instrução. Ele também não foi escalado para dar instrução naquele dia. 

As testemunhas disseram que antes de entrarem na água, todos fardados, tiveram que fazer flexão, e quatro dos policiais "estrangeiros" usaram bóia de cores diferentes para serem alvos identificados na água. Estes receberam "caldos" com mais intensidade e disseram que não iriam desistir do curso. 

Três passaram mal e um deles teve convulsão, já o soldado Abinoão que já estava saindo da água, recebeu novos caldos do tenente-coronel PM Dulcézio Barros e do tenente-coronel Carlos Evane e morreu, mesmo após procedimentos de tentativa de reanimação.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Ana Clara 07/07/2021 às 00:00

    Essas e outras situações só mostram o quanto é incompatível o MILITARISMO NA POLÍCIA. Treinamentos humilhantes e alguns com resultados trágicos, não preparam o policial pra garantir os direitos da população. Vejam o exemplo da PRF, uma polícia OSTENSIVA NÃO MILITARIZADA, que exerce sua função com maestria.

  • Brito Ramos 06/07/2021 às 00:00

    Capacidade respiratória deve ser avaliada por testes de atividades aquática a ser cumprida não cumpriu elimina e não com contato físico pois não podemos avaliar o limite dos candidatos e terminar excedendo, provocando sua morte. Até quando iremos perder irmãos de combate em treinamentos e cursos provocados pelo ego ferido de instrutores que não tem limites? Que os futuros instrutores revejam seus conceitos e preservem as vidas e integridade dos candidatos. Subten Brito Ramos 15 anos na função de Tripulante Operacional.

  • Choqueano 06/07/2021 às 00:00

    Inadmissível e revoltante...por mais que seja comum a fustigação em cursos operacionais, não quer dizer que deve chegar ao extremo. Dentro das polícias existe outra polícia que se acham deuses, intocáveis...chamam-se Oficiais

  • Flávio A. Sena 06/07/2021 às 00:00

    Sou totalmente a favor da DEMISSÃO e a pena acessória da perda do CARGO ou FUNÇÃO PÚBLICA, haja vista q, determinados INSTRUTORES (Oficiais e Praças) exageram nesses cursos. A falta de respeito e o abuso ocorrem de forma rotineira.

  • Hugo 06/07/2021 às 00:00

    Ou seja, FOI INOCENTADO. O Juiz e o coronel do BM entenderam que foi tortura. Pra quem não sabe quando é condenado por toruta perde o cargo. Como o conselho é FORMADO POR OFICIAIS, então desqualificou o crime e tirou a tortura, para ele não perder o cargo. Por que? Porque é OFICIAL JULGANDO OFICIAL. Uma palhaçada. País da impunidade. Queria ver se fosse um praça no banco dos réus. Lamentável. Revoltante. Meus sentimentos à família.

  • SERVIDOR REVOLTADO 06/07/2021 às 00:00

    A SE FOSSE UM PRAÇA JA TAVA LA EM SANTO ANTONIO AMARADO . MAS COMO É UM CEL JA SABI NÉ Vira NADA . Só RESTA a mamãe chorar

  • HUMAITA DE OLIVEIRA BAHIA 06/07/2021 às 00:00

    Lamentável o que aconteceu com o nosso irmão de farda Abinoão, era da minha turma de polícia e estávamos no BOPE quando a tragédia aconteceu, lamentamos muito, ele era muito divertido e bastante inteligente, carregava um humor sarcástico, todos gostavam muito dele, hoje vendo a notícia bateu a tristeza, parece que foi ontem, é claro que a penalidade aplicada aos responsáveis não vai trazê-lo de volta, mas esperamos que essas práticas baseando se em filmes de guerra sejam excluídas dos cursos militares, vivemos outros tempos onde o conhecimento e a técnica supera a capacidade de superar a dor, esses tipos de práticas em cursos operacionais é muito comum, mas totalmente desnecessário, temos que rever isso, senão futuramente podermos perder outros Abnoões na vida.

  • Luca 06/07/2021 às 00:00

    Inadimissivel esses treinamentos exagerados. Treinamentos com caracteristicas de soldados capturados por forças inimigas, quando um guerreiro esta sendo mantido refem... Portanto, esse curso que o guerreiro veio a óbito, é somente para vc aprender a sobreviver! Ex: uma aeronave cai ao mar. Vc vai tentar sobreviver. E nao vai ter ninguem p te afogar exaustivamente nao. Lamentavel!

 
Sitevip Internet