Cuiabá, sexta-feira, 24/05/2024
21:33:47
informe o texto

Notícias / Geral

06/07/2021 às 16:59

OAB lança cartilhas sobre direitos da população e profissionais de saúde

Experiências da Comissão de Saúde da OAB-MT, acompanha e fiscaliza as ações de combate a pandemia em todo o estado

Leiagora

OAB lança cartilhas sobre direitos da população e profissionais de saúde

Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio de sua Comissão de Saúde, disponibiliza para toda a sociedade duas cartilhas com orientações jurídicas acerca dos direitos dos cidadãos comuns e dos profissionais de saúde no contexto da pandemia. O material reúne uma gama de estudos desenvolvidos a partir das experiências da Comissão de Saúde da OAB-MT, que acompanha e fiscaliza as ações de combate a pandemia em todo o estado desde o seu início.

“Depois de todo o trabalho realizado, decidimos criar essas cartilhas para informar e levar esclarecimentos para a população a fim de que esta conheça seus direitos no campo da saúde. Este trabalho brilhante contou com os esforços de vários membros da comissão e traz, com uma linguagem acessível a todos, os mais recentes entendimentos da Justiça acerca dos temas abordados”, explicou o presidente da Comissão de Saúde da OAB-MT, Danilo Gaiva.

A cartilha “COVID-19: conheça seus direitos durante a pandemia”, voltada para a população no geral, traz informações, por exemplo, da legislação sobre o uso de máscaras e a aplicação de multas; sobre solicitação de auxílio emergencial, desde o cadastro no CAD até a abertura da conta bancária; antecipação do auxílio doença; orientações sobre regras de utilização do plano de saúde em casos de covid-19; e até mesmo sobre direitos da família na ocasião de mortes por coronavírus.

Já a cartilha “Orientações aos profissionais da saúde pela Comissão de Saúde da OAB-MT” compartilha conhecimento jurídico acerca de situações vivenciadas no cotidiano de equipes médicas e de enfermagem no combate à pandemia, que impactam na atuação profissional, bem como na segurança de todos os envolvidos. Alguns dos temas abordados são como agir em caso de violência contra profissionais de saúde e situações nas quais o profissional da medicina pode se recusar a prestar atendimento de acordo com a lei.

“Diante deste cenário árduo que estamos vivendo, acreditamos que a informação de qualidade ajuda a tornar melhor a vida da sociedade. Queremos que esse material contribua para que todos possam prosseguir da melhor forma possível, cientes dos seus direitos individuais e coletivos”, concluiu Danilo Gaiva.

 
Da OAB-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet