Cuiabá, sábado, 11/05/2024
18:06:05
informe o texto

Notícias / Política

05/08/2021 às 08:00

Governo recua de aquisição de vacinas para MT e aguarda governo federal

Em março, inclusive, o democrata chegou a assinar um contrato com a fabricante russa

Kamila Arruda

Governo recua de aquisição de vacinas para MT e aguarda governo federal

Foto: Secom-MT

O Governo do Estado recuou da aquisição de doses da vacina russa Sputnik para imunizar a população de Mato Grosso. O secretário de Saúde Gilberto Figueiredo (DEM) afirma que a medida se dá em decorrência do avanço na vacinação no Estado, associado a promessas do governo federal de encaminhar doses para imunizar a toda a população até o final do ano.

“Não logramos êxito na aquisição, pois é uma vacina que ainda não tem a garantia da Anvisa. Imputou aos estados um nível de responsabilidade muito grande. Agora, com o indicativo do governo federal que teremos vacina para toda a população, a gente coloca em stand by [espera] essa iniciativa, aguardando os próximos desdobramentos”, disse.

Desde o início do ano o governador Mauro Mendes (DEM) vem negociando a aquisição de vacina para Mato Grosso. Em março, inclusive, o democrata  assinou um contrato com a fabricante russa no valor de R$ 67,3 milhões.  

O Supremo Tribunal Federal (STF) chegou a autorizar os estados a adquirirem a dose, mesmo sem o aval da Anvisa. Contudo, de acordo com o chefe do Executivo a fabricante teria avisado que não enviará as doses sem a aprovação da agência reguladora.  

A importação da vacina russa, contudo, foi negada pela Anvisa em abril, sob a alegação de ausência de dados consistentes e confiáveis. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet