Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
19:46:49
informe o texto

Notícias / Judiciário

10/08/2021 às 15:42

MP e Cotriguaçu firmam acordo para operacionalizar vacinação

O juízo homologou o acordo e extinguiu o processo com resolução de mérito

Leiagora

MP e Cotriguaçu firmam acordo para operacionalizar vacinação

Foto: MP-MT

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município de Cotriguaçu (950 km de Cuiabá) e a Secretaria Municipal de Saúde, visando a elaboração do Plano Municipal de Imunização. O acordo se deu após ação civil pública.

O prefeito Olírio Oliveira dos Santos e o secretário Paulino Alves de Carvalho se comprometeram a adequar a administração pública municipal às diretrizes operacionais da vacinação contra a covid-19, nos moldes do Plano Nacional de Imunização (PNI). 

Conforme o TAC, os compromissários se obrigam a divulgar, quinzenalmente, pelos meios de comunicação oficial, as medidas de operacionalização da vacinação, indicando especialmente a ordem escalonada de imunização dos grupos prioritários inseridos nas fases previstas nos planos municipal e nacional de vacinação; os locais em que se dará a imunização; o quantitativo de doses estimadas para a vacinação da população, por grupo, e em cada fase; e o quantitativo previsto dos insumos necessários para a aplicação da vacina (seringas, agulhas e equipamentos de proteção individual).

O acordo estabelece ainda que o poder público garanta as condições de acondicionamento das doses dos diferentes tipos de vacina, providenciando as instalações e o equipamento que se fizerem necessários para a manutenção das condições adequadas de temperatura para a conservação dos imunizantes. E que observem estritamente a ordem de escalonamento dos grupos prioritários a serem imunizados em cada fase, de modo a evitar que pessoas sejam vacinadas fora da ordem. 

Além disso, os compromissários deverão divulgar, no prazo máximo de 15 dias, a relação nominal de vacinados no portal eletrônico do Município, e atualizar diariamente; bem como vacinar os médicos veterinários na condição de “profissionais de saúde”. Em caso de eventual descumprimento, ficou estabelecida multa diária no valor de R$ 2 mil por cada obrigação, sob a modalidade de responsabilidade solidária. 

O TAC foi encaminhado pela Promotoria de Justiça de Cotriguaçu para a Vara Única da comarca. O juízo homologou o acordo e extinguiu o processo com resolução de mérito.
Da Assessoria MP-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet