Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
20:50:56
informe o texto

Notícias / Judiciário

18/08/2021 às 08:00

Dois anos após apreensão de arma de Dom Wagner, saiba como está o caso na Justiça

Perícia que pode indicar se houve prática de crime foi concluída em 2019, mas ainda não foi apresentada à juíza do caso

Eduarda Fernandes

Dois anos após apreensão de arma de Dom Wagner, saiba como está o caso na Justiça

Foto: Reprodução / Instagram

Há pouco mais de dois anos, o digital influencer “Dom Wagner - o rei do pacote” foi alvo de busca e apreensão em sua residência, localizada no município de Poconé (a 104km de Cuiabá). No dia 2 de agosto de 2019, policiais civis apreenderam um revólver da marca Taurus 82s, calibre 38, após um vídeo circular em redes sociais, no qual ele aparecia ostentando uma arma enquanto confraternizava com amigos.

A ação policial dividiu opiniões nas redes sociais porque logo após cumprir a busca e apreensão, o delegado da cidade, João Eduardo Sampaio de Alencar gravou um vídeo soltando fogos de artifício em frente à delegacia. Nas imagens, João Eduardo passa o cabo de um revólver na testa e parafraseia o jargão “passar bens” do influencer ao dizer: “passar mal, porra”.

Enquanto uns criticaram a conduta do delegado, outros o elogiaram. A Corregedoria da Polícia Judiciária Civil informou à época que analisaria o vídeo do delegado e, caso não concordasse com a postura, abriria uma sindicância para analisar os fatos. A sindicância foi instaurada, mas até o momento não foi concluída.

Na ocasião, João Eduardo Sampaio de Alencar disse que a operação realizada na casa do digital influencer teve como objetivo combater o crime de ceder uma arma de fogo. “Essa arma foi utilizada tempos passados, em uma invasão na casa dele, na morte de uma pessoa. Ficou documentando que é uma arma registrada e pelas características da imagem era de propriedade dessa pessoa (Dom Wagner) e quando você cede uma arma registrada, você pratica um crime. Quem recebe também pratica um crime”, explicou o delegado em entrevista a uma emissora local após a apreensão.

Se caraterizado o crime, o Wagner pode ser indiciado.

Perícia

Para tanto, uma perícia técnica foi solicitada pela autoridade policial do município para apurar se o revólver que Dom Wagner exibiu no vídeo era o mesmo registrado em seu nome e encontrado em sua casa. A perícia foi autorizada no dia 21 de agosto de 2019. Contudo, até o presente momento, o laudo não foi apresentado à Justiça.

Desde então, a juíza Kátia Rodrigues de Oliveira, da Vara Única de Poconé, solicitou por várias vezes que a autoridade policial apresente o laudo, mas sem sucesso.

A última cobrança foi feita na sexta-feira (13), quando a magistrada proferiu o seguinte despacho no andamento processual da busca e apreensão: “Considerando o novo pedido de restituição, aliado ao fato de que ainda não foi juntado o laudo pericial da arma, OFICIE-SE NOVAMENTE a Autoridade Policial solicitando o encaminhamento do referido documento a fim de possibilitar a análise do pedido de restituição.”

Versão da PJC

O Leiagora questionou à Polícia Judiciária Civil o motivo de o laudo ainda não ter sido entregue à Justiça e quando isso será feito. Por meio de assessoria de imprensa, recebeu a seguinte nota: “a Polícia Civil comunica que as investigações do inquérito policial instaurado na Delegacia de Poconé continuam em andamento, sendo solicitada a dilação de prazo para conclusão das diligências e recebimento de laudos periciais. O inquérito policial tem natureza sigilosa, sendo no momento as suas informações adstritas às partes interessadas.

Quanto ao comportamento do delegado, de soltar fogos após a busca e apreensão, episódio que a Corregedoria da PJC disse que iria apurar à época, a resposta foi que que “foi instaurada uma sindicância para apurar a conduta do delegado na Corregedoria-Geral e o procedimento segue em andamento, em fase de oitiva de testemunhas”.

Versão da Politec

Em nota enviada à reportagem, a Polícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) informou que o pedido de perícia foi recebido na Coordenadoria de Perícias Internas em 14 de outubro de 2019, sendo os exames realizados e o laudo pericial disponibilizado para visualização no site Politec-Online em 22 de outubro do mesmo mês. “Estando, portanto, finalizado desde 22/10/2019”.

Pedido de restituição

A defesa de Dom Wagner requereu a restituição dos itens apreendidos em sua residência, tendo em vista que até o momento não existe ação penal em curso, mas o pleito foi negado em razão de ainda não ter sido apresentado o laudo da perícia.

O advogado de Dom Wagner, Rafael Anderson da Silva Santos critica o fato de que “após longos anos, aparentemente as investigações não avançaram, perpetuando a medida cautelar deferida pela juíza titular do município sem que exista qualquer tipo de formação de culpa em desfavor do senhor Wagner do Carmo”.

Ele ressalta que a autoridade policial municipal já foi oficiada e, até o presente momento, não atendeu o chamado. “A juíza e o MP já oficiaram a delegacia para prestar esclarecimentos sobre a investigação. No entanto, a delegacia ignorou os ofícios deste ano. A juíza disse que a falta de resposta seria considerada crime de desobediência”, alerta o advogado em entrevista ao Leiagora.

“Fizeram aquela festa, soltaram fogos, para no final das contas não ser investigado nada, só fazer palhaçada, mantendo os bens apreendidos, dois celulares e uma arma totalmente registrada, com propriedade comprovada, porte e posse. Fique sabendo que já teve a perícia, só que como não conseguiram firmar culpa, não respondem à Justiça”, declara Rafael.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet