Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
02:34:14
informe o texto

Notícias / Judiciário

25/08/2021 às 08:18

STF nega HC a policial civil acusado de sequestro e cárcere privado de companheira

Ele foi preso flagrante em 2018, denunciado e responde processo pelos crimes perante a 2ª Vara Crime de Barra do Garças

Débora Siqueira

STF nega HC a policial civil acusado de sequestro e cárcere privado de companheira

Foto: PCPR

Um policial civil de Mato Grosso teve pedido de agravo regimental negado pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi divulgada no Diário de Justiça Eletrônico. A intenção da defesa era revisar uma decisão do ministro Kássio Nunes Marques que negou Habeas Corpus Trancativo, instrumento destinado à trancar o andamento do inquérito policial ou da ação penal, quando manifesta a ilegalidade.
 
O policial foi preso flagrante em 2018, já foi solto, denunciado e responde processo por sequestro e cárcere privado da companheira perante a 2ª Vara Crime de Barra do Garças.
 
A defesa alegou que para acionar o policial civil, o Ministério Público utilizou denúncia anônima, como narrado na própria inicial. “A Carta Magna é clara quanto a vedação da denúncia anônima, tudo a teor do art. 5º, inc. IV da CF. Portanto, fica evidente a nulidade absoluta de toda ação iniciada com base nessa, por violação aos preceitos constitucionais”.
 
Para sustentar que não houve cárcere privado da vítima, a defesa do policial alega que a vítima consentiu em dispor de sua liberdade, pois teria concordado em seguir as regras do policial e ainda argumentou que ela não aceitou as medidas protetivas da Lei Maria da Penha.
 
“Não sendo viável concluir pela tipicidade da conduta, quando a própria 'vítima' é clara e direta quando dispôs de sua liberdade, destaque-se, uma bacharela em direito, ou seja, não está se falando de pessoa inculta, mas sim de alguém com alto grau de instrução, inclusive na seara jurídica”.
 
Contudo, o argumento não convenceu o ministro Nunes Marques que negou o HC,  pois não vislumbrou nos autos a excepcionalidade apta a justificar o trancamento da ação penal instaurada contra o paciente.

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet