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26/08/2021 às 08:05

Plataforma Busca Ativa quer trazer 23 mil alunos de MT de volta às escolas

Conselheiro Antonio Joaquim alertou que o TCE poderá punir gestores que não priorizar combate ao abandono escolar

Da redação Débora Siqueira / Reportagem local Luzia Araújo

Em Mato Grosso, o número de alunos que desistiram de estudar chega a 23 mil. No Brasil, os números passam de cinco milhões.  Uma das formas de estancar a evasão escolar é a articulação promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que os gestores municipais façam a adesão a Busca Ativa Escolar, uma plataforma desenvolvida pela Unicef para combater o abandono escolar especialmente durante o período da pandemia de covid-19.
 
“Nós já tivemos um encontro em julho no TCE com a participação da AMM, Ministério Público, secretário estadual de Educação e queremos a execução do programa Busca Ativa, trazendo a criança que não está na sala de aula, trazendo da escuridão para a luz, para a sala de aula. Dentro de casa sem escola é uma escuridão”, sustentou o conselheiro Antônio Joaquim, que supervisiona a estratégia.
 
O TCE esta orientando a todos os municípios fazer adesão e utilizar a plataforma da Unicef. Há uma nota técnica do TCE que norteia a utilização, nesta quarta-feira em evento na AMM, mais municípios aderiram e já são 106, até setembro os 141 municípios utilizar a ferramenta.
 
“A Nota técnica orienta e explica que se não houver cumprimento, lá na frente poderá ter punições porque não pode ficar omisso diante de uma missão tão importante quanto esta, de trazer as crianças de volta as escolas”.
 
O conselheiro diz que não se trata apenas sobre o modelo de ensino: presencial, online ou híbrido, mas de alunos estudando. Antes da pandemia, o problema da evasão escolar já era sério e a pandemia só piorou a situação.
 
O promotor de Justiça do MPE, Miguel Slhessarenko Junior, por sua vez, chamou a atenção para os altos índices de evasão e abandono escolar, que, segundo ele, cresceram gradativamente ao longo da pandemia, chegando a porcentagem estimada entre 30% e 40%.
 
"Vamos buscar a implantação da ferramenta em todas as comarcas e faremos a cobrança contínua da volta às aulas presenciais para os alunos. Estamos ampliando o número de municípios integrados e acredito que, em 2022, todas estas crianças e adolescentes já estarão reincluídos", pontuou o promotor.
 
Durante o evento, o secretário estadual de Educação, Alan Porto, disse que foram criados comitês em 15 regiões para acompanhar, monitorar e dar subsídio aos municípios já aderidos à plataforma. Ele defendeu a retomada das aulas presenciais no modelo híbrido, pois a maioria das cidades mato-grossenses está com risco baixo e 10 com risco moderado de covid-19.
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