Cuiabá, sábado, 27/04/2024
23:26:50
informe o texto

Notícias / Geral

27/08/2021 às 11:41

Prefeitura exige cartão de vacinação para moradores entrarem em comércios

O órgão também ampliou o horário de funcionamentos de estabelecimentos noturnos e shopping

Leiagora

Prefeitura exige cartão de vacinação para moradores entrarem em comércios

Foto: Reprodução

A partir desta sexta-feira (27), os estabelecimentos comerciais noturnos de Rondonópolis (216km distante de Cuiabá) estarão autorizados a funcionar até a meia-noite e a abertura do Shopping Center aos domingos. O novo horário de funcionamento noturno de bares, restaurantes e shopping center foi definido nessa quinta-feira (26).

"A extensão foi possível devido ao avanço da vacinação em Rondonópolis e à melhora nos indicadores da pandemia,  resultado do trabalho enfático realizado pela nossa Secretaria de Saúde. Atualmente, a cidade está classificada como risco baixo de contaminação e  já aplicou mais de 210 mil doses de vacina contra a Covid-19, entre uma e duas doses", disse o prefeito.

"Praticamente 100% dos grupos considerados prioritários no Plano Nacional de Imunização (PNI) já  estão imunizados e 80% da sua população adulta já recebeu pelo menos uma dose", completou José Carlos do Pátio.  

Além da extensão do horário de funcionamento dos bares e restaurantes até meia-noite, a prefeitura também definiu que o  "horário de restrição" de circulação nas ruas passa a ser a partir  de 1h  e vai até às 5h.

Outra decisão do município foi a definição da obrigatoriedade de uma espécie de  "passaporte da vacina" (carteira de vacinação) para entrar em estabelecimentos comerciais.  A medida visa incentivar quem ainda não tomou a vacina contra a Covid-19 a se imunizar contra a doença. Conforme proposto pelo comitê, o "passaporte da vacina" no comércio local deve começar a funcionar já a partir  deste sábado (28).

Com isso, será obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação com pelo menos a primeira dose da vacina, acompanhado de um documento com foto. Se o estabelecimento estiver com pessoas sem vacina ou que tenham  vencido o prazo para tomar a segunda dose,  e isso for observado pela fiscalização, o mesmo poderá sofrer sanções, como multas ou  até a interdição em caso de reincidência.

"Vamos continuar redobrando a fiscalização. A princípio, deverá estar sendo feita a notificação sobre a necessidade do cumprimento dessa nova medida. Agora, sobre as multas a Câmara de Vereadores irá discutir isso, através de  um projeto de Lei", explicou o prefeito.

"Foi analisada a parte técnica por nossa equipe Secretaria de Saúde, o que nos dá segurança  nessa flexibilização do horário do comércio noturno e o estabelecimento de novas regras de funcionamento a partir da publicação desse novo decreto que será publicado mais tardar na sexta-feira",  observou o secretário.

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet