Cuiabá, sábado, 27/04/2024
15:28:58
informe o texto

Notícias / Geral

27/08/2021 às 16:22

Segunda dose da vacina contra covid-19 será aplicada nos postos de saúde

O prefeito informou a descentralização da campanha de vacinação contra covid neste sexta e espera até semana que vem ter o planejamento definido

Alline Marques

Segunda dose da vacina contra covid-19 será aplicada nos postos de saúde

Foto: Luiz Alves

A vacinação contra a covid-19 passará a ser realizada em alguns postos de saúde nas quatro regionais de Cuiabá. A descentralização foi anunciada na manhã desta sexta-feira (27) pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), após confirmação da chegada de doses extras.

A decisão ocorreu após reunião realizada nessa quinta-feira (26), que contou com a presença da secretária municipal de Saúde interina, Suelen Alliend, além das coordenadoras da campanha de vacinação e os coordenadores da Atenção Primária.

Emanuel disse que após uma articulação feita em Brasília, Cuiabá passou a receber doses de vacinas em maior número, o que possibilitou levar a vacinação para dentro dos bairros. “Essa era uma ação que já estava prevista desde o começo da campanha, mas que só agora, com quantidades maiores de vacina, vamos poder realizar”, justificou.

A gestão municipal tem sido criticada pelo secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, por ter mantido estoque de vacinas. O governo estadual chegou a ameaçar a reduzir o envio de doses para os municípios que não estivessem usando 100% das doses enviadas. 

De acordo com a nova dinâmica anunciada pela prefeitura, ficou definido que a vacinação de segunda dose será realizada em postos de saúde, que serão escolhidos pela coordenação da Atenção Primária. “Não serão todos os postos que realizarão a vacinação contra o coronavírus. Neste momento serão selecionados alguns postos em cada uma das quatro regionais onde as segundas doses serão aplicadas. Não podemos comprometer o funcionamento de todos os postos de saúde, porque continuam atendendo as demandas normais do dia a dia, inclusive ainda estamos realizando a campanha da Influenza”, argumentou Emanuel.

O prefeito solicitou que na próxima quinta-feira (2) os coordenadores da Atenção Primária e a coordenação da campanha de imunização entreguem o planejamento da execução da descentralização. Emanuel disse que assim que terminar de imunizar o público de até 18 anos, deve estender a campanha para adolescentes de 12 a 17 e iniciar a aplicação da terceira dose aos idosos acima de 70 e imunossuprimidos, que já foi anunciado pelo Ministério da Saúde. 


Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet