Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
05:54:22
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

05/09/2021 às 10:30

Prefeitura projeta geração de mil empregos com instalação de frigorífico

Secretário realizou uma visita técnica no local para conhecer o projeto

Leiagora

Prefeitura projeta geração de mil empregos com instalação de frigorífico

Foto: Luiz Alves / Prefeitura de Cuiabá

O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Francisco Vuolo, projeta chegar a mil novos empregos diretos e indiretos com a implantação de uma nova indústria de processo de aves no Distrito da Guia. Ele realizou na última terça-feira (31) uma visita técnica no local para conhecer o projeto.
 
Vuolo comenta que o sustentáculo da cadeia do frango é a indústria de processamento, de modo que não há como trabalhar uma política de ação para fortalecer a pequena propriedade se já não tiver no escopo a chamada venda futura.

"A comercialização é a chave do processo, porque você produz com qualidade, com apoio técnico, com economia de escala, mas se você já não tiver a venda garantida, o risco para o produtor é muito grande por conta do custo da produção de frango, em razão dos investimentos nas matrizes, na ração, além do apoio na questão de vacina e todos os elementos", pontua.

Segundo o secretário, o processo inicial é o cadastro de 20 unidades de fornecimento, identificando produtores de pequenas propriedades inicialmente da região da Guia, próxima a indústria, por questão de logística.

A estimativa é chegar a mil beneficiados diretos e indiretos dentro de um ano, apenas na cadeia do frango. "O mercado das aves já é muito grande no estado e só o município de Cuiabá já é capaz de consumir a produção deste frigorífico”, disse o secretário Vuolo.

Advogado e investidor da indústria de processamento de aves, Caio Nunes de Figueiredo apresentou o local de instalação e projeto em sua propriedade. “Meu objetivo é fomentar essa região de pequenos produtores e que estão sem muita opção do que fazer com a terra. Se eu conseguir fomentar uma região, gerar renda e mudar uma realidade, já estou satisfeito”, disse.


Programa de desenvolvimento

Esta é uma das ações do Agro da Gente, que é um dos cinco eixos do programa Pra Frente Cuiabá. O Agro da Gente visa fortalecer a agricultura familiar, promover a qualificação técnica na produção do campo, incentivar as atividade da agroindústria, além de fomentar às cadeias produtivas do leite, peixe, frango e frutas, legumes e verduras.

Por meio do Agro da Gente, a prefeitura incentiva neste primeiro momento o investimento por parte da iniciativa privada e articula a integração com o produtor rural local. Além disso, acompanha todo o processo de interação entre eles, de instalação dos investimentos e também faz o acompanhando técnico ao produtor em parceria com as entidades que atuam no setor. 

No Pra Frente Cuiabá, a proposta é organizar a cidade em polos e promover o desenvolvimento de forma linear e integrada, estimulando as capacidades de cada segmento, se articulando também com a iniciativa privada e terceiro setor. O programa abarca cinco principais ações, já em execução: Sine da Gente, Enem Digital 5.0, Qualifica Cuiabá, Cuiabanco e Agro da Gente.

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
 
Com informações da Prefeitura de Cuiabá
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet