Cuiabá, sábado, 11/05/2024
22:38:37
informe o texto

Notícias / Política

23/09/2021 às 07:21

Governo de MT nega compra de Coronavac e diz que analisa a necessidade

O Estado assinou um protocolo de intenção no início de 2021 e com apenas 37% da população totalmente imunizada, ainda avalia se irá fazer a compra direta

Alline Marques

Governo de MT nega compra de Coronavac e diz que analisa a necessidade

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Após o Instituto Butatan anunciar a negociação para venda de vacinas para o estado de Mato Grosso, o governo emitiu uma nota para informar que não assinou um contato para aquisição da Coronavac. O que existe é um protocolo de intenção assinado ainda no início de 2021. 

Na época, o Estado tinha a intenção de adquirir vacinas diretamente e chegou a negociar também a compra da Sputnik, que não foi liberada pela Anvisa. Porém, em nota, o governo informou que ainda avalia se haverá a necessidade de aquisição futura do imunizante, tendo em vista a disponibilização de vacinas em larga escala pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

Atualmente, o estado de Mato Grosso tem 1.010.547 pessoas totalmente imunizada, ou seja, com as duas doses das vacinas, o que representa 37% da população, mas ainda é um dos piores estados no avanço da vacinação. 

Além disso, o governo federal chegou a anunciar que iniciaria no dia 15 de setembro a aplicação da terceira dose em idosos acima de 70 anos e imunossupressores, porém, até o momento as doses não foram enviadas. Há ainda déficit da astrazeneca, e alguns municípios chegaram a registrar falta da vacina. 

Outro polêmica envolvendo a vacinação contra a covid trata-se da imunização dos adolescentes. Devido à falta do imunizante para a terceira dose, o governo Federal chegou a determinar a suspensão da vacinação no público de 12 a 17 anos, porém, na noite dessa quarta-feira (22) o Ministério da Saúde já voltou atrás. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet