Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
22:00:03
informe o texto

Notícias / Política

24/09/2021 às 16:05

Cattani defende que Aprosoja pode ser utilizada para fins políticos

O deputado alega que a entidade não é pública, portanto, tem liberdade para decidir como gerir seus fundos

Angélica Callejas

Cattani defende que Aprosoja pode ser utilizada para fins políticos

Foto: Angélica Callejas - Leiagora

O deputado estadual Gilberto Cattani (PSL), se manifestou favorável ao uso da Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) para fins políticos. De acordo com o bolsonarista, a entidade pertence ao setor privado e, portanto, tem liberdade para decidir como gerir seus fundos.

Cattani se pronunciou após o fim da CPI da Renúncia Fiscal na Assembleia Legislativa, que convocou como testemunha o presidente da Aprosoja Brasil, Antonio Galvan. O deputado se posicionou em consonância com Galvan desde início das investigações, inclusive tendo intermediado a presença dele na oitiva desta sexta-feira (24). 

"Os fundos da Aprosoja, comprovadamente, não são públicos. A única pessoa, a única coisa soberana em tudo isso é a assembleia da Aprosoja. Ela que pode gerir os fundos como ela bem entender, porque não é público, é dela", avalia.

"Se a assembleia [da Aprosoja] achar que ele não deve, pode inclusive trocar o presidente. Pode inclusive mudar o estatuto. Quem fez o estatuto foi a assembleia geral e quem pode mudar o que quiser no estatuto é a assembleia geral, porque é uma entidade privada. E eles podem fazer o que quiserem com a entidade deles".


Em contraponto às declarações de Cattani, no começo deste mês, a Procuradoria Geral da República se manifestou no sentido de que recursos públicos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), assim como do Instituto Mato-Grossense do Agronegócio (Iagro), estariam sendo utilizados para custear as manifestações de 7 de setembro. 

O parecer resultou numa operação da Polícia Federal de busca a apreensão na Aprosoja-MT, no dia 6 de setembro.

A Aprosoja-MT, no entanto, emitiu nota negando receber recursos do Fethab.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet