Cuiabá, domingo, 28/04/2024
12:55:56
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

28/09/2021 às 16:49

Gás de cozinha não terá redução de impostos em 2022 em Mato Grosso

Governador explicou que o gás de cozinha tem alíquota no limite mínimo autorizado pelo Confaz, que é de 12%

Eduarda Fernandes

Gás de cozinha não terá redução de impostos em 2022 em Mato Grosso

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasilia/Divulgação

O gás de cozinha não está entre os setores que serão beneficiados com a redução de impostos em 2022. Na tarde desta segunda-feira (28), o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou uma série de reduções de impostos incidentes sobre a energia elétrica, comunicação, gás industrial, gasolina e diesel, em Mato Grosso.

Apesar da expectativa que a medida abrangesse o gás de cozinha, tendo em vista que em Mato Grosso o botijão atinge o maior valor do país, chegando a até R$ 130, ele ficou de fora do alívio tributário anunciado.

Em coletiva de imprensa, Mauro explicou que o gás de cozinha tem alíquota no limite mínimo autorizado pelo Confaz, que é de 12%. “É menor alíquota possível do Brasil. Reduzir mais do que isso depende do Confaz”, disse Mauro.

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) é um órgão federal composto pelo Ministério da Economia e secretários de Fazenda dos 27 Estados brasileiros. E, pela legislação brasileira, as decisões só podem ser tomadas por unanimidade de seus membros.

“Então, nós podemos reduzir até 12% e aí no caso do industrial, do gás das indústrias, das empresas, dos bares, dos restaurantes, dos hotéis, do comércio, e até mesmo alguém industrial que compre não no P13 e sim no P45, P90, que são os outros tamanhos, ou até mesmo no gás que vem pelos caminhões, pagava 17% e nós estamos reduzindo para 12%”, acrescentou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet