Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
20:04:50
informe o texto

Notícias / Política

11/10/2021 às 07:30

Juarez critica alíquota única e afirma que medida prejudica estados e municípios

Segundo o emedebista, essa proposta não irá alterar em nada o valor final do produto e ainda irá atingir a arrecadação dos estados e cidades

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Alline Marques

Juarez critica alíquota única e afirma que medida prejudica estados e municípios

Foto: Câmara Federal

O deputado federal Juarez Costa (MDB) rechaçou a proposta do presidente da Câmara Federal Arthur Lira de alíquota única do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em combustível. Para ele, isso irá prejudicar os estados e municípios do país.

“Eu acho que o presidente da Câmara não deveria nem colocar essa pauta para discutir no Congresso Nacional”, rebateu o emedebista.

Segundo o deputado, essa proposta não irá alterar em nada o valor final do produto e ainda irá atingir a arrecadação dos estados e cidades brasileiras, uma vez que a política adotada pela Petrobras não dá brechas para redução de valores.

“Nós sabemos que a maior arrecadação do estado é o ICMS, e não tem esse peso dentro do combustível, porque a culpa não é do estado e de nenhum governador, é a política adotada pela Petrobras que está sacrificando todo mundo”, reclamou.

Para ele, a mudança deveria ocorrer na Petrobras. “O preço extrapolou, tem que mudar a política que a Petrobras implementou que é de lucro para os seus acionistas. Então, não se pode prejudicar estados e municípios querendo mudar ICMS, não tem competência para isso, acho que esse projeto nem vinga lá pelo que eu vi, e já tem minha posição contrária”, finalizou.

Lira busca chegar a um acordo para aprovar o projeto de lei que altera a cobrança de ICMS em combustíveis. Na prática, a proposta prevê a uniformização das alíquotas do imposto em todas as unidades da federação, que seria definido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Com isso, o imposto, que hoje varia de estado para estado, seria único e atrelado à quantidade do combustível.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet