Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
03:59:36
informe o texto

Notícias / Política

17/10/2021 às 14:00

Rosa Neide fala sobre falta de espaço para mulher: 'tem que brigar e empurrar'

A parlamentar disse que se sente incomodada com a falta de mulheres em eventos políticos e destaca importância da participação da mulher na vida política

Alline Marques

Rosa Neide fala sobre falta de espaço para mulher: 'tem que brigar e empurrar'

Foto: Caroline De Vita

A deputada federal Rosa Neide (PT) defendeu mais espaço para mulheres na política e também nos órgãos públicos. Ela disse que se sente incomodada quando percebe que ser a única mulher em alguns dispositivos montados para eventos políticos, diante do fato de 52% da população ser formada por pessoas do gênero feminino. 

A parlamentar pontua ainda que é fácil bater quando é mulher, mas é preciso dar espaço para que elas possam responder, só assim, essa realidade irá mudar. “Tem que ter mais mulheres, pra mulher não ser ofendida, porque parece que é fácil bater mulher e num é, quando mulher pode responder”, afirmou ao conversar com o Leiagora

Rosa Neide fala ainda da dificuldade para que as mulheres tenham mais espaço na política e das lutas que o público feminino tem que enfrentar para conquistar esses lugares. “Mulher já tem poucos né? Se a gente não brigar pelo lugar da gente, ninguém vai brigar, nem dar lugar de graça. Você tem que empurrar para abrir o espaço”.

A parlamentar lembra ainda que as novas regras para o fundo eleitoral também devem estimular os demais partidos a ir em busca de candidatas mulheres. Ela ironiza ainda: “no PT não tem essa coisa de laranja”. Ao destacar que precisam ser postulantes reais, e não apenas colocadas para cumprir a cota. 

Com a nova reforma, os partidos recebem o dobro de recurso por cada candidata mulher.  A petista destaca que os diretórios petistas já são formados por paridade entre homens e mulheres, sempre com 50% e tem uma mulher no comando da sigla: a deputada Gleisi Hoffmann. 

“No PT essa coisa da laranja não tem. No PT o diretório já é metade homem, metade mulher, tanto que a presidente nacional do nosso partido é uma mulher, e a gente faz tudo de maneira igualitária, nós não temos diretórios de homens, nós temos metade e vamos continuar lutando, mesmo no PT a gente tem que lutar, botar o pé e ir entrando”, comentou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet