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19/10/2021 às 16:48

OAB cobra celeridade e ANTT pauta processos da BR-163

Uma das ações trata do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para continuidade da concessão com um novo investidor, o outro é um processo de caducidade

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OAB cobra celeridade e ANTT pauta processos da BR-163

Foto: OAB-MT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pautou para próxima audiência deliberativa, nesta quinta-feira (21), os dois processos referentes à BR-163, envolvendo o contrato de exploração do trecho de Mato Grosso pela Concessionária da Rota do Oeste (CRO). A audiência será virtual e pública.
 
Um dos processos trata do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para a continuidade da concessão, porém com um novo investidor. O outro é um processo de caducidade, ou seja, rompimento contratual, mediante o descumprimento de cláusulas por parte da Rota do Oeste. Se o TAC não for assinado, seguirá tramitando o processo da caducidade.
 
Integrantes da Comissão Especial da BR-163 da OAB-MT já se reuniram três vezes com a ANTT, fiscalizando o andamento do imbróglio e cobrando que haja a deliberação sobre o TAC ou Caducidade pela Diretoria da ANTT.
 
Na tarde desta segunda-feira (18), na terceira reunião entre as partes após a Audiência Pública, o diretor-geral da ANTT, Davi Ferreira Gomes Barreto, que também é relator dos dois processos, confirmou que, na audiência deliberativa, a minuta final do TAC será apreciada, no intuito de que o Termo de Ajustamento de Conduta seja assinado.
 
De acordo com a ANTT, a concessionária está em conversações com a empresa investidora cotada para compor o consórcio e assumir o controle acionário da Concessionária.
 
Coordenador da Comissão Especial da BR-163 e conselheiro estadual da OAB-MT, Abel Sguarezi, ressaltou, na reunião com a ANTT, a importância desses processos irem para pauta de imediato, sem flexibilizar mais prazo, porque já se passaram 3 meses das audiências públicas, tanto a Ordem dos Advogados, quanto da própria Agência e a sociedade tem grande expectativa que uma ou outra solução ocorra na maior brevidade, já que é intolerável a situação de paralização das obras de duplicação desde 2016.
 
“Nosso desejo é que o TAC seja assinado, que haja acordo, agora, se não houver, então que tramite, igualmente com celeridade, o processo de caducidade", cobrou Sguarezi.
 
A OAB vai requerer autorização para fazer sustentação oral na audiência deliberativa relativa aos dois processos, já que são correlatos. A OAB-MT é amicus curiae em ambos.
 
O advogado Ronilson Barbosa, membro da Comissão Especial da BR-163 da OAB-MT e designado para compor a Comissão Nacional de Direito da Infraestrutura, defendeu, na reunião, que no atual estágio pós-audiência pública não tem como rediscutir ou alterar as cláusulas e condições do TAC, inclusive porque a minuta já passou por escrutínio público.

 
Com informações da OAB-MT
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