Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
05:23:16
informe o texto

Notícias / Geral

21/10/2021 às 10:24

Vídeo | Onça-parda foge de associação e é resgatada por voluntários 4 dias depois

Considerada dócil, Jade se aproximou dos voluntários como se fosse um 'gato' doméstico

Denise Soares

Vídeo | Onça-parda foge de associação e é resgatada por voluntários 4 dias depois

Carla, voluntária do instituto, e Jade

Foto: Arquivo pessoal

Uma onça-parda fugiu de uma associação de proteção animal e foi resgatada quatro dias depois em Barra do Garças. Jade, uma onça fêmea de 3 anos, foi encontrada na terça-feira (19) por voluntários da associação de onde ela tinha escapado.
 
Carla Moreira, que é voluntária e estudante de medicina veterinária, participou do resgate. Jade vive em um recinto com outras duas onças que são criadas desde filhotes pela associação animal com autorização dos órgãos ambientais, como a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT).
 
No caso de Jade, ela foi resgatada pela Polícia Militar Ambiental ainda filhote quando era criada como ‘pet’ por uma pessoa em Mato Grosso.


“Elas ficam em um recinto, porém, mesmo o local tendo muro e cerca de quase 9 metros de altura, a felina escapou. Ela ficou quatro dias nas redondezas. Não atacou pessoas, mas se alimentou de animais domésticos”, disse ao Leiagora.
 

Os moradores disseram que deram falta de um filhote de cachorro, de um ganso e um gato. A associação se comprometeu a pagar pelo prejuízo.

“A população ficou alarmada. Tentamos explicar que ela não tem histórico de agressão com pessoas, pois ela foi criada desde filhote conosco”, pontuou a voluntária.
 

Jade foi localizada em uma área de preservação ambiental depois que algumas pessoas a viram em uma chácara. Considerada mansa, se aproximou dos ‘tutores’ como se fosse um gato doméstico.
 
“Começamos a chamá-la pelo nome e ela começou a responder emitindo sons. Ela veio ao nosso encontro, ficamos emocionados”, contou.
 
Jade foi sedada pelos voluntários e levada novamente até o instituto.
 
Cuidado
 
O instituto alerta sobre os riscos em resgate de animais silvestres e selvagens. Não é aconselhado que moradores se aproximem ou tentem pegar os animais sem algum órgão ambiental responsável ou bombeiros.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet