Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
04:19:12
informe o texto

Notícias / Judiciário

26/10/2021 às 08:15

Criminosos usam nome do TJMT para aplicar golpe da falsa fiança em 5 cidades

Golpistas se identificam como juízes, promotores, oficiais de justiça ou delegados

Leiagora

Criminosos usam nome do TJMT para aplicar golpe da falsa fiança em 5 cidades

TJMT

Foto: TJMT

Criminosos estão usando o nome e a logomarca do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para aplicar o golpe da falsa fiança em, pelo menos, cinco cidades do estado. O alerta foi feito nesta segunda-feira (25) pela instituição.
 
Segundo o TJMT, os golpistas estão se passando por autoridades para pedir dinheiro para o pagamento de fiança de pessoas que por qualquer motivo foram detidas.
 
Como acontece o golpe: os golpistas se identificam como juízes, promotores, oficiais de justiça ou delegados para tentar dar credibilidade a ação.
 
Depois, entram em contato por aplicativos de mensagens, como o Whatsapp, ou por telefone, com parentes de pessoas reclusas, solicitando o pagamento da fiança. Para dar mais crédito ao golpe, utilizam no perfil do Whatsapp a logomarca do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Ao falarem com os familiares das pessoas reclusas, dizem que o pagamento da fiança é urgente.
 
Diante das informações que os criminosos conseguem, ligam para os familiares dos custodiados, se passando na maioria das vezes por juízes e solicitando o pagamento de uma fiança para providenciar a soltura dessa pessoa, repassando dados de conta bancária para a realização do pagamento da suposta fiança.
 
O golpe já foi detectado em cinco municípios de Mato Grosso: Confresa, Rosário Oeste, Araputanga, Tangará da Serra e Cuiabá, respectivamente.
 
O Poder Judiciário pede que as pessoas fiquem alertas e informa que não o Judiciário pede ou exige pagamento de fiança por aplicativos de mensagens ou telefone. Todos os procedimentos relativos ao processo judicial são realizados somente via Processo Judicial Eletrônico (PJe).
 
A orientação é para que as vítimas não realizem qualquer pagamento de fiança exigida por mensagens via aplicativos. Toda ocorrência deverá ser informada e registrado boletim de ocorrência em uma delegacia mais próxima.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet