Cuiabá, sábado, 18/05/2024
13:18:46
informe o texto

Notícias / Política

28/10/2021 às 07:12

Narcotráfico e setores políticos utilizam mineração para lavagem de dinheiro

A produção mineral é autodeclarada, ou seja, cabe ao minerador declarar o quanto produziu para pagamento dos impostos

Da Redação - Débora Siqueira / Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Narcotráfico e setores políticos utilizam mineração para lavagem de dinheiro

Foto: Ronaldo Mazza/ALMT

Presidente da CPI da Renúncia e da Sonegação Fiscal, deputado estadual Wilson Santos (PSDB) disse que a atividade de mineração em Mato Grosso é utilizada para lavagem de dinheiro por setores políticos ou pelo narcotráfico.
 
“Há uma contradição. Como o setor, a atividade econômica que menos paga impostos no país que é a atividade mineral, só paga 1% de IOF, 1,5% Cefem [Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais] e como ainda há sonegação fiscal nessa área? Aí tem vários indicadores ou é para lavar dinheiro de setor político ou narcotráfico”.
 
Conforme Wilson Santos, um dos indícios de fraudes no setor foi o depoimento do minerador Filadelfo Dias de que somente na Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda, saíram 45 toneladas de ouro sem pagar impostos ao Brasil.
 
“É um setor que corre solto. A produção é autodeclarada, é o minerador que declara o quanto produziu. Nem a Sema ou a União conseguem fiscalizar os garimpos legais, imagina os centenas de garimpos ilegais. Essa atividade tem sido, sim, e vai para o nosso relatório, utilizada para lavagem de recursos do narcotráficos e para alguns setores sujos da política”.
 
Ele disse que o relatório já esta sendo construído pelo relator, deputado estadual Nininho (PSD), e deve avançar sobre frogoríficos e agronegócio.  
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet