Cuiabá, sábado, 27/04/2024
21:43:25
informe o texto

Notícias / Judiciário

28/10/2021 às 14:32

Justiça determina que SUS forneça tratamento para criança com diabetes tipo I

A medida foi tomada após a mãe da criança pedir ajuda para monitorar e medicar a filha, que precisa fazer a leitura glicêmica 24h por dia

Leiagora

Justiça determina que SUS forneça tratamento para criança com diabetes tipo I

Foto: Arquivo pessoal/Família

A 1ª Vara de Fazenda Pública de Várzea Grande determinou, a pedido da Defensoria Pública de Mato Grosso, que em 15 dias, o Estado e o município de Nova Xavantina forneçam dois tipos de insulina, uma de efeito prolongado e outra de efeito ultra-rápido, agulha para canetas de insulina e sensor para medição de glicose (freestyle libre) para garantir a vida e saúde de uma criança de seis anos, diagnosticada com diabetes tipo I há um ano e sete meses.

O pedido da medicação, dos insumos e do equipamento para monitorar a alteração glicêmica no sangue de Maria Clara Nascimento foi feito pelo defensor público que atua na comarca, Tiago Passos, numa ação de obrigação de fazer, com pedido de liminar. A medida foi tomada após a mãe, a dona de casa Danitiela de Oliveira, 30 anos, pedir ajuda para monitorar e medicar a filha, que precisa fazer a leitura glicêmica 24h por dia.

Tiago explica que a família não tem condições de arcar com os custos da medicação, equipamento e insumos, e destaca que a patologia da paciente de seis anos é uma das principais causas básicas de óbito, amputações, insuficiência renal e cegueira. "O adequado controle glicêmico depende de vigilância permanente e, sem o aparelho solicitado, além das picadas diárias para aplicar a insulina, a criança tem que se submeter a diversas picadas para medir a glicose”, explica o defensor na ação.

Danitiela, que se autodenomina “mãe pâncreas”, aquela que faz a função do órgão por sua filha, afirma que o desespero de nunca mais dormir uma noite inteira, preocupada com a vida da criança, começou quando Maria Clara tinha quatro anos e foi diagnosticada com diabetes infantil. A diabetes tipo I é uma doença autoimune, crônica, na qual o sistema imune ataca as células que produzem insulina.

"Ela nasceu normal, saudável, assim como o irmão gêmeo dela. Porém, aos quatro anos começou a perder peso demais, a apresentar muita fome e a fazer xixi na cama. Levei ela num posto de saúde e mediram a glicemia dela e estava tão alterada e elevada, que ela foi direto para o hospital, com urgência, onde ficou internada quatro por dias. Como não resolveram o problema, procurei uma endócrina em Barra do Garças e ela conseguiu me ajudar”.

A dona de casa afirma que ela e os dois filhos vivem com a pensão, paga pelo pai das crianças. E que após o diagnóstico da filha, passou a verificar a glicemia dela por meio das picadas nos dedos e a ministrar a insulina chamada basal, de longa duração, todos os dias e a de urgência, sempre que a alteração fosse muito elevada.

“Nesse percurso, aprendi muito. Tive que aprender o que é uma hipoglicemia, uma hiperglicemia e descobri esse equipamento, o freestyle libre, que a Defensoria está me ajudando a conquistar”.

Danitiela explica que ele custa em média R$ 250 e pode ser usado por 14 dias. É colocado no braço da criança e ao longo do dia e da noite coleta o nível de glicose no sangue e a informação é lida por um sensor.

Este ano a criança começou a frequentar a escola municipal, onde faz o primeiro ano do ensino fundamental. O equipamento ajuda as professoras e auxiliares a ajudá-la no monitoramento, explicou Danitiela.

 
Com informações da Defensoria Pública-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet