A iniciativa conta com a participação da Proconsbrasil, Senacon, Febraban, Banco Central e Senado Federal. O mutirão iniciou no dia 1 de novembro e prossegue até o dia 30, e acontece exclusivamente pela internet, por meio da plataforma de solução de conflitos Consumidor.gov.br.
De acordo com o secretário Adjunto de Proteção e Direito dos Consumidores, Edmundo Taques, o mutirão é uma oportunidade para a população negociar suas dívidas. “A negociação online é uma ferramenta a mais, que permite ao consumidor negociar seus débitos com as instituições financeiras sem precisar ir presencialmente ao banco ou ao Procon. A plataforma Consumidor.gov.br está disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana,” salientou Edmundo.
Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma Consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas.
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.
Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.
Para fazer a renegociação de suas dívidas, basta o consumidor acessar esse link ou baixar o app no seu celular.
Poderão ser negociadas: as dívidas que estão em atraso, que foram contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis por exemplo.Mutirão de renegociação de dívidas
Procon-MT
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