Cuiabá, segunda-feira, 20/05/2024
22:38:25
informe o texto

Notícias / Política

23/11/2021 às 07:00

Vereadores eram obrigados a fazer defesa de Emanuel para manter contratados

A contratação de servidores temporários e a concessão do “Prêmio Saúde” estavam em desacordo com a legislação vigente

Débora Siqueira

Vereadores eram obrigados a fazer defesa de Emanuel para manter contratados

Foto: Câmara de Cuiabá

Em 05 de julho de 2018, o ex-vereador Abílio Brunini Junior gerou alvoroço quando esteve na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e levou com ele 12 contratos de servidores contendo os dizeres “indicações atrás”.
 
A presença de Abílio causou apreensão ao ex-coordenador de Gestão de Pessoas da secretaria, Ricardo Aparecido Ribeiro, denunciado pelo Ministério Público por participar de organização criminosa voltada para a prática de crimes contra a Fazenda Pública Municipal, mediante a contratação de servidores temporários e a concessão do “Prêmio Saúde”, em desacordo com a legislação vigente, com o propósito de atender interesses políticos do prefeito afastado Emanuel Pinheiro (MDB).
 
Na denúncia do Ministério Público consta uma conversa pelo aplicativo WhatsApp entre a diretora Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal de Saúde, Claudia Rodrigues Assunção, com a secretária adjunta de Governo, Ivone de Souza, sobre o ocorrido.
 
Ivone respondeu que se os vereadores não enfrentassem Abílio, não teriam mais direito a contrato, deixando, mais uma vez, evidente que a contratação de servidores temporários naquela pasta tinha como escopo garantir apoio político ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
 
Abílio presidiu CPI da Saúde em 2018 que apontou as irregularidades denunciadas.  De acordo com o relatório, Pinheiro teria se omitido diante das irregularidades cometidas por secretários e servidores, especialmente no que diz respeito à contratação de pessoas sem processo seletivo ou concurso.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet