Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
03:41:53
informe o texto

Notícias / Política

02/12/2021 às 13:02

Prefeito irá defender pagamento de prêmio saúde no TCE

Para tanto, gestor afirma que dará seguimento ao Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), o qual foi articulado pelo vice-prefeito José Roberto Stopa (PV)

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Denise Soares

Prefeito irá defender pagamento de prêmio saúde no TCE

Foto: Prefeitura de Cuiabá

Apesar de ter sido afastado do cargo justamente por conta do prêmio saúde, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), garante que irá defender a continuidade do pagamento do benefício, inclusive, para os servidores que atuam na atividade-meio da Secretaria de Saúde.

Para tanto, o emedebista afirma que dará seguimento ao Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), o qual foi articulado pelo vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) junto ao Tribunal de Contas do Estado, durante o período em que Emanuel estava afastado do cargo.

“Concordo em gênero, número e grau. Tudo que puder melhorar, aprimorar e ter a parceria com o Tribunal de Contas e Ministério Público é importante, mostra transparência e a seriedade da administração pública. Parametrizamos, mas ainda não está no ideal. Tem distorções e ajustes para serem feitos. Então vamos buscar os órgãos de controle externo e vamos construir juntos a várias mais para se transformar em uma nova portaria do secretário de saúde, como determina a lei”, explicou o chefe do Executivo Municipal.

Conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) já firmado com a Corte de Contas pela administração municipal, apenas servidores que atuam nas áreas finalísticas da Secretaria de Saúde teriam direito ao prêmio saúde.

A decisão do Tribunal fez com que Emanuel recorresse à Justiça para garantir o pagamento dos servidores da atividade-meio. Como a questão foi ajuizada, o prefeito afirma que continuou fazendo o pagamento, e garante ainda que defenderá isso junto ao TCE na construção desse novo TAG.

“Eu sempre defendi que a ponta deve ganhar mais e proporcionalmente. O secretario não, o secretario já tem VI, mas de adjunto para frente sim, por são atividades-fim não vive sem atividade-meio. E eu vou propor nesse TAG exatamente isso. Se precisar mandar uma lei para a Câmara eu vou mandar, até porque eu paro a estrutura da saúde”, enfatizou.

Para ele, não tem como priorizar apenas as atividades finalísticas. “Quando o Tribunal de Contas fez a primeira decisão, Luiz Antônio Possas era o secretário [de Saúde] e nós suspendemos o prêmio saúde e olha como foi.  Quando eu vi isso mandei recorrer e voltar a pagar. Se a atividade-meio parar, a atividade-fim também vai parar porque uma depende da outra”, completou.

Diante disso, ele defende a parceria com o Tribunal de Contas para a regulamentação desse benefício. “Já que criaram a 20 anos atras o prêmio saúde, ele tinha uma razão de ser e acabaram avançando nessa razão de ser. Hoje, nós temos que parametrizamos, construir um modelo ideal junto com o Ministério Público e Tribunal de Contas para atender ainda melhor a saciedade”, finalizou.

O pagamento do prêmio saúde de forma aleatória foi um dos motivos que levou ao afastamento de Emanuel em 19 de outubro. Além disso, ainda pesou contra ele o fato de supostamente ter se utilizado contratações temporárias da Secretaria de Saúde como “canhão político” par cooptar apoio dos vereadores da Capital.

O emedebista ficou fora do comando do Palácio Alencastro por 37 dias. Ele voltou para a cadeira na última sexta-feira (26) graças a uma decisão proferida peloTribunal de Justiça.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet