Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
05:40:16
informe o texto

Notícias / Geral

24/11/2021 às 13:38

Presos da comunidade LGBTQIA+ terão oficinas virtuais de yoga e meditação

Ações serão no Centro de Ressocialização de Cuiabá e nas penitenciárias de Rondonópolis, Sinop e Água Boa

Leiagora

Presos da comunidade LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais) de quatro unidades prisionais de Mato Grosso terão oficinas criativas virtuais de yoga e meditação.

A proposta tenta 
minimizar os impactos da situação de prisão e promover saúde física e mental da comunidade.

A iniciativa é do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF-MT) em parceria com a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária estadual.

As oficinas serão realizadas em duas datas específicas.

A primeira, de yoga, ocorrerá nesta quarta-feira (24), com a instrutora Rosangela Vimoshona e a oficina de meditação ativa será no dia 8 de dezembro, com a terapeuta Cris Costa.

As ações são promovidas nas unidades prisionais que contam com as alas Arco-Íris: Centro de Ressocialização de Cuiabá e nas penitenciárias de Rondonópolis, Sinop e Água Boa.

As oficinas são resultado de reuniões entre o GMF-MT e as equipes multidisciplinares das unidades prisionais e atendem às políticas internacionais e nacionais da população carcerária voltadas ao atendimento especializado dessa população em específico.

A Lei de Execução Penal prevê assistência material, social e jurídica, acesso à saúde, à educação, à assistência jurídica e ao trabalho a todos os presos.

Dentre as orientações do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) as recomendações sobre o tratamento a esse público estão: oferecer à pessoa LGBTI em espaço de vivência específico, separada do convívio dos demais presos; como devem ser feitas as revistas das pessoas LGBTI presas, incluindo visitantes; acesso a pinças para extração de pelos e produtos de maquiagem; à manutenção de seus cabelos compridos para travestis e mulheres transexuais e de cabelo raspado para homens transexuais.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet