Cuiabá, terça-feira, 28/05/2024
19:52:16
informe o texto

Notícias / Política

15/12/2021 às 11:42

AL mantém veto do Governo e arquiva projeto que prevê distribuição de máscaras

O veto foi apreciado em sessão ordinária desta quarta-feira (15) e mantido por 10 votos a oito

Kamila Arruda e Eduarda Fernandes

AL mantém veto do Governo e arquiva projeto que prevê distribuição de máscaras

Foto: AL-MT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) manteve o veto do governador Mauro Mendes (DEM) ao projeto de lei nº 280/2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade de fornecimento de máscaras padrão PFF2 como medida para enfrentamento à pandemia.

A proposta havia sido aprovada por maioria dos votos no Parlamento Estadual, mas foi vetada pelo chefe do Poder Executivo, sob o argumento de que se trata de um matéria inconstitucional, uma vez que gera despesas ao cofres públicos.

O veto foi apreciado na sessão ordinária desta quarta-feira (15) e mantido por 10 votos a oito.

“No momento em que nós estamos, é essencial mantermos o uso de máscara eficientes. Para evitar que quando a Ômicron estiver circulando entre nós não tenhamos uma nova onda de internações, adoecimentos. Para evitar que mais adiante não tenhamos que lidar com medidas mais rigorosas”, defendeu o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), autor da propositura.

O petista já esperava que o veto fosse mantido, tendo em vista que a maioria dos deputados do Legislativo Mato-grossense integra a base governista de Mendes. Além disso, a própria Comissão de Constituição de Justiça e Redação (CCJ) já havia se manifestado pela manutenção do veto.

“Isso, infelizmente, é tradição do Parlamento. O governo tem uma maioria muito ampla, e quando veta os projetos tenciona a bancada que ele tem na CCJ, que é a ampla, para poder pra poder assegurar a manutenção”, completou.

O deputado Xuxu Dal Molin, por sua vez, viu na proposta de Lúdio uma “tentativa de levar o caos e o medo” à população. “O que eu sou contra é impor as coisas, é tirar a liberdade”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet