Cuiabá, domingo, 28/04/2024
15:10:45
informe o texto

Notícias / Geral

30/12/2021 às 15:46

Após meses sob decretos, 2021 marca o fim de restrições e autoriza abertura de bares

As principais determinações estaduais e municipais, em combate ao coronavírus, foram revogadas pelos respectivos gestores e voltaram a certa "normalidade" após mais de um ano do início da pandemia

Angélica Callejas

Após meses sob decretos, 2021 marca o fim de restrições e autoriza abertura de bares

Foto: Christiano Antonucci

O ano de 2021 foi recheado de decretos federais, estaduais e municipais, relacionados ao combate à covid-19, e muitos deles foram revogados.

No dia 3 de agosto, aconteceu o retorno das aulas na rede de ensino estadual, em formato híbrido, ou seja, alternando os alunos entre aulas virtuais e presenciais.

Já no âmbito municipal, apesar de forças opostas, o retorno do ensino público de forma híbrida foi em 27 de setembro.

As aulas voltaram a ser 100% presenciais na rede estadual em 18 de outubro e em 8 de novembro na rede municipal.

Em 2 de setembro, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), assinou o decreto que autorizava o funcionamento de casas de show e boates, com até 50% da ocupação total.

Para os amantes de futebol, o dia 2 de outubro foi um evento, já que a Arena Pantanal, que estava há 18 meses sem receber os torcedores, os acolheu no jogo entre o Cuiabá e o América-MG. A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) decidiu no dia 28 de setembro que o estádio retornaria com apenas 35% da capacidade. Hoje, a Arena já recebe 75% do público.

No dia 4 de outubro, o governador Mauro Mendes (DEM) revogou todas as determinações anteriores que eram adotadas em combate à covid-19, deixando somente o uso da máscara como obrigatoriedade. Diante disso, recursos como a classificação de risco de contaminação pelo coronavírus, que era semanalmente atualizada nas categorias baixo, moderado, alto e muito alto, deixaram de existir.

Em 26 de outubro, o toque de recolher em Cuiabá, que estava fixado das 2h às 5h, foi revogado pelo prefeito em exercício, José Roberto Stopa (PV). Entretanto, o horário de fechamento dos bares e casas de show continua sendo às 2h.

A flexibilização do uso de máscara em ambientes públicos abertos foi assinada em 19 de novembro, também pelo então prefeito, José Roberto Stopa (PV), utilizando como argumento a queda na taxa de ocupação dos leitos de UTI para covid.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet