Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
03:48:57
informe o texto

Notícias / Geral

05/01/2022 às 11:30

Horta hidropônica de Cadeia Pública é reativada com assistência técnica da Empaer

A produção total será de 800 pés de alface, sendo 400 deles colhidos a cada 15 dias

Leiagora

Horta hidropônica de Cadeia Pública é reativada com assistência técnica da Empaer

Foto: Empaer

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) está realizando assistência técnica na Cadeia Pública de Mirassol D´Oeste, no funcionamento de uma horta hidropônica. A iniciativa conta com apoio do Conselho da Comunidade de Execução Penal do município e já foi desenvolvida em anos anteriores e retomada pela atual direção.

Localizada no pátio da área externa da unidade prisional, a horta conta com cinco bancadas de produção de onde serão executados os trabalhos de produção das hortaliças e irá contribuir com a ressocialização dos recuperandos da unidade.

O diretor da Cadeia, Fabio Araújo Porangaba, explica que o principal objetivo é a reinserção social dos reeducandos ou pessoas privadas de liberdade (PPL). “A parceria com a Empaer é de suma importância e fomenta as técnicas, conceitos e inovações na produção de alimentos via hidroponia. É uma ótima oportunidade para se capacitar e qualificar-se”.

Ele destaca que a produção será doada para entidades sem fins lucrativos como o Lar dos Idosos, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), entre outros.  “Em liberdade, essas pessoas terão a oportunidade de produzir ou mesmo comercializar seus produtos com base nas orientações e técnicas aprendidas durante o período que esteve na unidade”.

A horta hidropônica é uma técnica de plantio que não utiliza terra e sim a água com nutrientes essenciais para o cultivo das plantas.

A técnica da Empaer Marribe Siria Cardena frisa que, para essa retomada, a alface será a hortaliça a ser produzida. “As sementes serão doadas pelo Conselho da Comunidade e as mudas produzidas por um produtor da cidade de Quatro Marcos assistido pela Empaer. Os trabalhos iniciam na segunda quinzena deste mês e, em 30 dias, serão transportadas para a horta e cuidada pelos reeducandos. A produção total será de 800 pés, sendo 400 deles colhidos a cada 15 dias”.
Marribe ressalta a possibilidade em, depois de iniciar a produção de alface, serem inseridos a rúcula, almeirão, agrião, cebolinha, salsa e coentro. “Estamos animados em poder auxiliar com orientações técnicas e, de alguma forma, contribuir com uma nova perspectiva de vida para essas pessoas”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet