Cuiabá, domingo, 26/05/2024
07:07:36
informe o texto

Notícias / Geral

07/01/2022 às 14:45

Paciente agoniza de dor em frente a UBS, mas não tem atendimento

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o vídeo foi gravado no horário de almoço da equipe, que é das 11h às 13h

Kamila Arruda

Paciente agoniza de dor em frente a UBS, mas não tem atendimento

Foto: Reprodução

Um vídeo que cricula nas redes sociais e em aplicatis de mensagem nesta semana mostra um paciente deitado no chão, chorando de dor, enquanto espera por atendimento na UBS Bairro Canjica/Terra Nova, em Cuiabá.

Na gravação mostra popularem tentando ajudar o senhor que, inclusive, urinou nas roupas devido a dor intensa. O homem que faz a filmagem afirma que os profissionais da unidade de saúde se recusaram a prestar atendimento e classifica o episódio como "descaso".

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o vídeo foi gravado no horário de almoço da equipe, que é das 11h às 13h, conforme padronização do Ministério da Saúde para esse tipo de estabelecimento. 

"Nesse período, apenas o vigilante, agente administrativo e auxiliar de serviços gerais encontravam-se dentro do prédio almoçando. Os mesmos não têm formação em saúde para prestar atendimento", justificiou. 

A pasta ainda afirma que o paciente foi orientado a aguardar o retorno dos servidores do horário de almoço ou buscar uma Unidade de Pronto Atendimento, que funciona 24 horas. 

"O paciente optou por esperar e, após alguns minutos, teve uma crise de choro e deitou-se no piso em frente à porta de entrada da unidade.  No momento, havia pouco mais de 10 pessoas aguardando a reabertura da unidade. Desses, dois pacientes pressionaram os funcionários para abrir a unidade e atender o rapaz que estava ao chão, inclusive um deles exigiu que o agente administrativo aferisse a pressão arterial do paciente", relatou a Secretaria de Saúde.

Diante disso, o vigilante teria acionado o SAMU para prestar socorro. "A SMS destaca que as unidades básicas de saúde são voltadas para atendimentos de rotina e casos leves de doenças e orienta que, em casos mais graves e urgentes, os usuários busquem as UPAs e Policlínicas", finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet