Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
13:47:26
informe o texto

Notícias / Política

11/01/2022 às 11:04

Mauro promete sancionar ainda hoje medida que congela IPVA 2022

A proposta está em votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em sessão extraordinária

Leiagora

Mauro promete sancionar ainda hoje medida que congela IPVA 2022

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

O governador Mauro Mendes  (DEM) promete sancionar ainda nesta terça-feira (11) a medida que deve “congelar” o valor do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) em 2022. A proposta está em votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em sessão extraordinária.

Para tanto, é necessário que o Parlamento aprove o decreto de calamidade pública enviado pelo governador. “O que o decreto traz é uma condição objetiva para não ter o aumento do IPVA, que manda reajustar de acordo com a tabela FIPE. A pandemia desestabilizou os preços do setor de automóveis no mundo todo: o preço do carro novo subiu muito, e em consequência o do usado também. E o IPVA é baseado no preço dessa tabela, que está tendo aumentos de 20%, 30%, 40%”, disse 
na manhã de ohje, em entrevista à rádio CBN Cuiabá.

Mauro explicou que o decreto foi enviado para evitar que esse aumento no valor dos automóveis ocasione a elevação dos valores a serem pagos no IPVA de 2022, o que afetaria negativamente o orçamento de milhares de famílias em Mato Grosso.

“Não é justo que seja cobrado o IPVA com base nessa tabela FIPE, tendo em vista o grande aumento que tem ocorrido. Até o final do dia vamos sancionar e ter o congelamento do IPVA, com o mesmo valor de 2021 para vigorar esse ano. É uma medida necessária para ter essa legalidade”, afirmou.

O decreto considera os aumentos nos preços dos veículos usados, causados pela pandemia da covid-19, que chegaram a ter valorização de até 50%, e autoriza a adoção de medidas necessárias para o enfrentamento da calamidade pública, “garantindo o menor impacto possível sobre o contribuinte”.

 
Com Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet