Cuiabá, sábado, 04/05/2024
00:49:40
informe o texto

Notícias / Política

19/01/2022 às 17:25

Governo Federal libera recursos para construção de duas ferrovias em MT

Além de Mato Grosso, outros 11 estados brasileiros também serão contemplados nesse pacote

Kamila Arruda

Governo Federal libera recursos para construção de duas ferrovias em MT

Foto: Reprodução

O contrato para criação de duas novas ferrovias em Mato Grosso foi assinado pelo Governo Federal com as empresas Rumo Logística S/A e VLI Multimodal S/A. A formalização entre o Poder Executivo e as empresas que pleitearam a criação de ferrovias próprias foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira (18).

Além de Mato Grosso, outros 11 estados brasileiros também serão contemplados nesse pacote. Trata-se de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.

Em Mato Grosso, o projeto faz parte do programa Pro Trilhos e prevê a construção de 1.016 km, dividido em duas linhas paralelas. Os trechos irão conectar o município de Água Boa (730 km leste de Cuiabá) a Lucas do Rio Verde (354 km ao norte).

A estimativa é que para a construção dos novos trilhos sejam investidos R$ 102,3 bilhões.

Além dessas duas linhas, o Estado ainda deverá contar nos próximos anos com uma Ferrovia Estadual. Com investimento previsto de R$ 11 bilhões, a nova ferrovia será construída com investimentos 100% privados, da empresa Rumo S/A.

Leia também - Ferrovia Estadual irá beneficiar 26 municípios que concentram 41% da produção de grãos


Ao Governo do Estado, cabe a autorização para o empreendimento e o papel de fiscalizar as obras e as operações. Os trilhos vão ligar Lucas do Rio Verde e Cuiabá ao terminal de Rondonópolis, de onde a produção poderá seguir até o porto de Santos.

A previsão é que as obras comecem em 2022 e que o trecho entre Cuiabá e Rondonópolis seja entregue em 2025, enquanto a operação entre Lucas do Rio Verde e Cuiabá deve começar em 2028.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet