Cuiabá, domingo, 28/04/2024
18:19:19
informe o texto

Notícias / Geral

23/01/2022 às 14:21

Projeto social Arquitetando o Mundo reforma associação de moradores em Chapada dos Guimarães

A proposta já passou pela periferia de São Paulo, por Minas Gerais, na comunidade do Amendoim, Distrito Federal, no Recanto das Emas, e agora realiza uma obra em Mato Grosso

Angélica Callejas

Projeto social Arquitetando o Mundo reforma associação de moradores em Chapada dos Guimarães

Foto: Arquivo Pessoal

A Associação de Moradores do bairro Sol Nascente, em Chapada dos Guimarães, está sendo reformada através do projeto social Arquitetando o Mundo, composto pelo arquiteto Valter Strunk e pela psicóloga Ariadne Pereira. Durante as cinco semanas da obra, que começou no dia 17 de janeiro, a dupla realizará diversas atividades e discussões voltadas ao público infantojuvenil, sobre temas como moradia, habitação e sociedade.

O local escolhido pelos fundadores do projeto passará por uma reforma total, incluindo no aspecto social, sendo um dos princípios da iniciativa, que tem o intuito de “democratizar a arquitetura e tornar as pessoas mais conscientes dos espaços onde vivem e frequentam, em um processo de transformação objetivo [o espaço] e subjetivo [a pessoa]”.

A realização da obra em Chapada dos Guimarães tem um sentimento especial para Valter, pois foi onde seus pais se conheceram e onde sua mãe nasceu. A reforma criará um espaço de acolhimento para as crianças da comunidade e, durante as semanas que antecedem a “mão na massa”, Ariadne e Valter buscam construir um ambiente de pertencimento, de apropriação dos lugares pelas pessoas que o frequentam ou habitam.

“As reações são as mais diversas! Empoderamento, acolhimento, pertencimento...  são sensações adormecidas ou então nunca vistas nestas crianças e jovens. Plantamos ali uma semente e acreditamos que a experiência pode trazer um novo referencial de vida a elas”, avalia Valter.



“Todos são convidados a participar do processo! Com ajuda de especialistas, como arquitetos, designers, marceneiros, artistas e da comunidade local, pintamos paredes, construímos móveis, customizamos almofadas, tricotamos tapetes e muitas outras coisas. Esse processo é extremamente rico, pois os participantes desenvolvem tanto habilidades técnicas, como socioemocionais [autoestima, autonomia, empatia, responsabilidade] durante a reforma. Mudar fora é a possibilidade de transformar dentro!”, explicou.



O projeto foi criado em 2017, na cidade de São Paulo, quando a dupla discutia acerca do ambiente dos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICS), e chegaram à conclusão de que era um local pouco acolhedor ao seu público, afetando até mesmo no desenvolvimento das crianças. Três anos depois, em 2020, Valter e Ariadne decidiram dividir a ideia de reformar esses espaços com o restante do Brasil.

“No início da pandemia, em 2020, vendemos tudo, adquirimos uma van e iniciamos a construção de um motorhome artesanal para tornar nosso projeto itinerante. Depois de 11 meses, no dia 26 de agosto de 2021, embarcamos em uma expedição pelo Brasil”, relatou Valter.

O projeto já passou pela periferia de São Paulo, por Minas Gerais, na comunidade do Amendoim, Distrito Federal, no Recanto das Emas, e agora realiza uma obra em Chapada dos Guimarães. De acordo com Valter, eles ainda pretendem passar por 14 outros estados no motorhome.

O projeto social Arquitetando o Mundo é um trabalho desenvolvido sem fins lucrativos, e se mantém através de financiamento coletivo. Para saber como contribuir, acesse aqui o site oficial do projeto.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet