Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
11:15:58
informe o texto

Notícias / Geral

25/01/2022 às 17:18

Mauro classifica fugas de penitenciárias como 'ridículas' e suspeita de facilitação

O Sindicato dos Policiais Penais de Mato Grosso (Sindspen-MT) declarou greve em 16 de dezembro de 2021

Angélica Callejas

Mauro classifica fugas de penitenciárias como 'ridículas' e suspeita de facilitação

Foto: Assessoria

O governador Mauro Mendes (DEM) classificou como “rídiculas” algumas das fugas ocorridas das penitenciárias do Estado de Mato Grosso e cita suspeita do túnel cavado em Água Boa durante entrevista na Rádio Vila Real, nesta terça-feira (25).

“O governo está apurando, a secretaria está apurando, porque não é comum. Fazia tempo que a gente não ouvia falar em fugas aqui. Agora, no meio de uma greve, têm fugas aí no mínimo ridículas! Aquilo que aconteceu em Água Boa, houve uma falha grave ou omissão. Então isso tem que ser apurado”, avaliou Mauro.

“Agora, cá entre nós: o cara furar um buraco ali, cavar aquele mundaréu de terra por vários dias, não é possível que ninguém viu. Então, tem muito cheiro, muito indício, vamos assim dizer, de algum tipo de negligência ou até mesmo de conivência”, disparou o chefe do Executivo Estadual.

O Sindicato dos Policiais Penais de Mato Grosso (Sindspen-MT) declarou greve em 16 de dezembro de 2021 e, após algumas tentativas de acordo não bem sucedidas, a greve continua até hoje.

A primeira ocorrência foi reportada no dia 4 de janeiro, quando 14 presos do Raio 1 da penitenciária de Água Boa cavaram um túnel de 15 metros e evadiram do local. Desde então, somente neste mês, outras seis fugas foram registradas, envolvendo 26 presidiários. A última ocorreu no dia 19, em Nobres.

Sobre a investigação dos casos, o governador Mauro apenas afirmou ser de responsabilidade de uma comissão de servidores públicos, conforme a lei.

“Não sou eu o governador que vou lá. Vou ficar olhando, vendo fotos. Senão vou parar o Estado e vou deixar de fazer minha função, nem o secretário [Bustamante]. A lei implica que deve haver uma comissão, uma sindicância que é criada, um PAD [Procedimento Administrativo Disciplinar] e eles vão verificar quais as causas e se houve negligência”, finalizou Mendes.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet