Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
02:50:24
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

08/02/2022 às 08:20

Aberta as inscrições para a visita técnica ao Ctecno Araguaia

No dia, o pesquisador e consultor Leandro Zancanaro fará uma palestra sobre o “Uso racional de fertilizantes”

Leiagora

Aberta as inscrições para a visita técnica ao Ctecno Araguaia

Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira (11), produtores rurais, agrônomos e pesquisadores poderão participar da vitrine de cultivares de soja do maior centro independente de pesquisa do país, o Centro Tecnológico Araguaia (Ctecno Araguaia), desenvolvido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). As inscrições podem ser feitas através do site da instituição.

Ao todo, são 115 variedades de soja plantadas em uma área ao lado da BR-158, próximo do entroncamento com a MT-326, que dá acesso à cidade de Canarana. A expectativa é receber cerca de 200 participantes que poderão conhecer o desenvolvimento de cada variedade, além de diversos manejos com adubação e fungicidas. O plantio foi feito na mesma época do Ctecno Parecis (região Oeste), que analisa o desempenho em solos de texturas arenosas.

No dia, o pesquisador e consultor Leandro Zancanaro fará uma palestra sobre o “Uso racional de fertilizantes”.

“O Ctecno nada mais é do que o Centro de Pesquisa de teste e reteste em tecnologia dos produtores rurais associados da Aprosoja, ele tem independência para testagem, disponibiliza dados de maneira gratuita para o mercado e agricultores, positivos ou negativos com toda imparcialidade”, declarou o presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore.

Os trabalhos na região Leste começaram o ano passado. O objetivo é desenvolver pesquisas com foco no manejo do sistema produtivo da soja em solos siltosos. Já na região Oeste, em Campo Novo do Parecis, os trabalhos são realizados há seis anos e visam analisar solos com textura arenosa.

O evento seguirá todos os protocolos de biossegurança para evitar a disseminação do covid-19.

 
Aprosoja-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet