Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
00:25:43
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

11/02/2022 às 07:50

MT deve colher 37,5 milhões de soja, projeta IBGE para safra 2021/2022

Estado deve responder por mais de um quarto da produção nacional do grão

Débora Siqueira

MT deve colher 37,5 milhões de soja, projeta IBGE para safra 2021/2022

Foto: Agência Brasil

Maior produtor de soja do país, Mato Grosso novamente deve responder por mais de um quarto da produção nacional, com a estimativa de 37,5 milhões de toneladas do grão. Um acréscimo de 5,1% em relação ao ano agrícola anterior. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE publicado nessa quinta-feira (10).

Contudo, os dados do instituto têm perspectiva menor do que os do Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada (Imea). As projeções locais indicam uma produção de 39,48 milhões de toneladas para a temporada, o maior registro da série histórica do Imea.

No Brasil, a produção de soja estimada no primeiro mês de 2022 totalizou 131,8 milhões de toneladas, apresentando uma redução 4,7% em relação ao 3º prognóstico e de 2,3% na comparação com a produção do ano de 2021.

Apesar de os produtores brasileiros destinarem maiores investimentos em insumos e tecnologia na produção do grão, proporcionados pela boa rentabilidade alcançada com a cultura nos últimos anos, os efeitos climáticos da estiagem no Centro-Sul do país têm afetado negativamente o desempenho das lavouras em campo, comprometendo a produtividade.

Mesmo com ampliação de 3,6% na área de produção, que deverá totalizar 40,4 milhões de hectares, a queda no rendimento médio está estimada em 5,7%, alcançando 3.263 kg/ha, reduzindo a produção nacional da leguminosa. Ainda assim, a soja deve responder, em 2022, por 48,5% do total de cereais produzidos, leguminosas e oleaginosas no país.

Depois de Mato Grosso, o Rio Grande do Sul estimou a segunda maior produção nacional, totalizando 21,1 milhões de toneladas, um crescimento de 3,2% se comparada à safra anterior, impulsionado principalmente pela expectativa de aumento de 4,2% na área plantada. Contudo, o Estado passa por uma forte estiagem. Até o momento, a estimativa é de uma queda no rendimento médio de 1,0%, mas que deve se intensificar.

Aumento da área plantada e produção recorde

A estimativa de área de soja pelo Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada (Imea) para a safra 21/22 registrou aumento de 4,31% com relação à safra anterior em Mato Grosso. Com a valorização dos preços, a alta demanda externa e o cenário favorável para o cultivo da oleaginosa, o novo levantamento do Instituto revisou a área de plantio em 10,92 milhões de hectares no estado.

Dentre as regiões que apresentam incremento de área no comparativo anual, a nordeste deve aumentar em 2,2% e se destaca devido à conversão das áreas de pastagens em agricultura. No que tange à produtividade, apesar dos reportes pontuais de alta umidade observada em algumas regiões do estado, ainda assim, os registros das lavouras em boas e excelentes condições indicam um aumento dos rendimentos em 4,97% com relação à safra 20/21, fechando na média de 60,27 sacas por hectare.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet